Descansar o braço no câmbio
A Alavanca do câmbio manual serve para trocar as marchas, e não para deixar a mão apoiada nele. Este mau hábito desgasta aos poucos o trambulador, peça que comunica a alavanca com o câmbio. Também não fique com o pé no pedal de embreagem ao dirigir,apenas pise ao passar a marcha e logo tire totalmente. Caso contrário o disco de embreagem sofrerá desgaste precoce em até 50%.
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Ao parar em aclive
Nunca mantenha o carro automático parado usando apenas a força do câmbio, acelerando aos poucos em subidas. A ação aumenta a temperatura da caixa e acelera o desgaste dos materiais internos. Com o tempo, a transmissão pode começar a patinar ou dar trancos nas trocas de marcha. O custo do estrago é alto. A dica também vale para a transmissão manual. Não segure o carro com aceleração e embreagem, o famoso ¿balancinho¿ contínuo. O certo nas situações acima é sempre usar o freio de pé ou deixar o freio de mão acionado enquanto o veículo estiver parado.
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Não force a direção
É comum firmar a direção hidráulica até o final quando manobramos. Dá até para ouvir um barulho no motor. Não é necessário ¿forçar¿. Com o tempo vai desgastando a bomba da direção e reduz sua vida útil. Notando que o volante girou o suficiente,diminua a pressão e manobre normalmente.
Pense bem antes de subirem calçadas
O hábito destrói ou abrevia a vida útil dos pneus, ainda mais se estiverem com baixa pressão. O jeito de entrar e velocidade, contribuem com os danos que se estendem à direção e à suspensão. Faça somente em caso de emergência, sempre em baixa velocidade.Vale também lembrar que manter os pneus calibrados é o melhor recurso para fazê-los durar mais e economizar dinheiro. Pneus murchos gastam mais combustível,além de acelerar seu desgaste.
Vai ligar o motor por cabos auxiliares?
O carro não liga por causa da bateria fraca, então o normal é fazer a popular ¿chupeta¿, usar energia de outro veículo por meio de cabos auxiliares. Mas é preciso ter cuidado se o seu carro tiver chaves codificadas. Conecte os cabos sem a chave estar na ignição, porque pode queimar o chip eletrônico da chave. Isso serve também para os casos de cartão chave, pois são mais sensíveis à sobrecarga.
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Apenas desligue
Acredite, ainda tem gente que acelera antes de desligar o motor. É um mito que vem da época do motor de dois-tempos, onde o óleo era misturado ao combustível. Dessa forma as paredes dos cilindros estariam mais lubrificadas e facilitariam a próxima partida.Outros acreditavam que no motor de quatro tempos o excesso de combustível ficaria na câmara e ajudaria na combustão no próximo uso. Com a injeção eletrônica,nada disso faz sentido, apenas vai deteriorar peças do motor e cano de descarga. É natural que uma parte do combustível fique escorrendo pela parede do cilindro, retirando a camada de óleo que diminui o atrito, resultando em mais atrito na próxima partida. Outra parte desce pelo pistão e pode acabar contaminando o óleo do carro. Ainda a água do etanol leva a corrosão prematura de alguns componentes do motor. Outra parte desse combustível não usado pode parar no catalisador e silenciosos dos carros.
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