Por Jacson Almeida
Automóveis pequenos, criados para cidades priorizando espaço e economia, têm conquistado o espaço merecido nas garagens. Não é por menos. Com os engarrafamentos constantes, o aumento de combustíveis e a superlotação de estacionamentos, quanto menor o veículo melhor para o bolso. Mas nem sempre a montadora consegue acertar. Com o Fiat Mobi é quase isso. A coluna andou 600 quilômetros com o compacto em vias urbanas e rodovias. O resultado: eficiente e bonito, com preço competitivo, mas muito pequeno.
Continua depois da publicidade
O acabamento interno do “Uninho” segue o mesmo desenho do irmão mais velho, exagerando no plástico. Mas o espaço é bem aproveitado com uma multiplicidade de porta-objetos, inclusivo no porta-malas. Na parte externa, é um pouco menor que o Uno (21 cm). Isso faz com que motoristas um pouco maiores se sintam desconfortáveis. Se colocar dois ocupantes atrás, então, vai complicar. Eles vão ficar com pouco espaço para as pernas. A bagagem também precisa ser pequena. Ou seja, feito para viagens curtas.
O comprimento total do carrinho é de 3,56 metros (contra 3,77 metros do Uno), e com distância entre-eixos de 2,3 metros (sete cm a menos que os 2,37 metros do Uno). O tamanho pequeno é recompensado pelas linhas mais futuristas. Testamos a versão Like On (R$ 42 mil). O motor é 1.0 flex e rende 75 cv e 9,9 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades.
Continua depois da publicidade
Motor
O motor Fire 1.0 Flex é o mesmo do Uno (você já vai achar que é um Uno mais novo). Nos testes da Quatro Rodas, ele vai de 0 a 100 km/h em 17,5 segundos, desempenho inferior a outros compactos. No quesito aceleração, ele deixa a desejar. Não adianta acelerar com toda a vontade do mundo, ele não vai responder. No consumo ele fez 11,9 e 13,3 quilômetros (cidade e estrada) por litro com gasolina, perdendo para HB 20, Gol e UP.
Confira as notícias da coluna Giro Motorizado
Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Suspensão
A suspensão foi uma surpresa boa. Firme e bem acertada, o Mobi se sai bem em ruas esburacadas e oferece bastante conforto aos ocupantes. Isso faz com que ele deixe o Palio e Uno para trás e outros concorrentes.
Direção
A leveza hidráulica também é um dos grandes trunfos do Uninho. Mesmo sem assistência elétrica, que deixa a direção bem macia, o Mobi transmite leveza e conforto ao motorista.
Continua depois da publicidade
Design
O conceito urbano é bem observado no Mobi, que tem uma dianteira inspirada na frente do Range Rover Evoque e com uma traseira esportiva. O que chama atenção é o tamanho, cabe em qualquer local. O Mobi conta com o indicador de troca de marcha no painel, que avisa o melhor momento para efetuar a troca e, assim, gastar menos combustível.
Resultado
O Mobi não é nem mais nem menos do que a Fiat anunciou. Ele é feito para a cidade, pequeno e com um visual urbano. É bom para quem gosta de um veículo para passeio, ir para o trabalho e que para quem não tem família grande. Para viagens, o carrinho vai ser mais apertado.