A alfândega da Receita Federal apreendeu nesta sexta-feira (23) na Portonave, em Navegantes, uma carga de produtos falsificados com marcas conhecidas, além de outros itens irregulares e considerados prejudiciais à saúde. O contêiner veio de um porto da China. A descoberta da carga integra uma operação que nas últimas três semanas já interceptou em Navegantes 55 toneladas de contrabando, avaliadas em mais de US$ 10 milhões. A Receita Federal mantém em sigilo a identidade dos importadores. Mas as empresas poderão ser impedidas de operar, ter as licenças cassadas e os responsáveis responderão pelo crime de contrabando, cuja pena pode variar entre 4 a 10 anos de prisão quando o crime ocorre utilizando o transporte marítimo.

Continua depois da publicidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 850 quilos de maconha dentro de uma picape após uma perseguição por seis quilômetros na BR-282 em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, na madrugada desta sexta-feira (23). Segundo a PRF, uma Ranger com placas do Rio de Janeiro não parou em uma blitz e fugiu em alta velocidade. A perseguição durou aproximadamente seis quilômetros, até o motorista perder o controle do veículo e bater contra um barranco. Ele conseguiu sair do carro e sumiu na vegetação. O suspeito de 24 anos foi encontrado três horas depois e encaminhado, junto com o veículo e droga, para a Delegacia de Polícia de Palhoça. A PRF afirma que ele tem passagens criminais por furto e posse de drogas.

Sete pessoas foram presas em uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) nesta quinta-feira (22). Elas são suspeitas de atuar em um esquema de corrupção para aprovar alterações no Plano Diretor de Camboriú. Entre os presos estão um vereador, dois ex-vereadores e um ex-prefeito. A investigação começou em 2015, com denúncias dessas alterações para dar vantagens de forma indevida a empresários do ramo imobiliário. Cerca de 60 pessoas são investigadas. Os presos na operação são suspeitos de crimes como concussão, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. A operação “Terra prometida” foi deflagrada também nas cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Ilhota, Itapema e Tijucas. No total, 25 mandados de busca a apreensão foram expedidos.

* Com informações do G1 SC, da RBSTV e do Diário Catarinense

Continua depois da publicidade