A juíza Sônia Moroso, responsável pela Vara da Fazenda Pública em Itajaí, determinou a suspensão do processo de aprovação do projeto arquitetônico da Porsche Design Towers Brava na Secretaria Municipal de Urbanismo. O pedido foi encaminhado pelo Ministério Público de Santa Catarina, que investiga suspeitas de improbidade administrativa que teriam ocorrido na gestão anterior. Entre os réus da ação, estão o ex-prefeito Jandir Bellini (PP) e o ex-secretário de Urbanismo Paulo Cunha Neto. Segundo o MPSC, a Polícia Federal havia recolhido um documento, em que um empresário cunhado do ex-prefeito teria recebido R$ 693 mil para auxiliar na “viabilidade arquitetônica do empreendimento junto ao município”. O advogado do proprietário da Carelli Propriedades, construtura parceira neste empreendimento de luxo na Praia Brava, alega que o projeto segue as leis “sem interferências de terceiros”. As outras partes ainda não se manifestaram sobre o caso. Recentemente, o Ministério Público pediu o afastamento de três servidores da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) por suspeitas de facilitarem o processo de licenciamento. Todos eles negam as acusações, e a Justiça ainda não decidiu sobre a solicitação.
Continua depois da publicidade
Um vídeo gravado em Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, flagrou um policial militar agredindo com um pedaço de pau um adolescente de 14 anos. O garoto relatou que apanhou sem motivo. Nas imagens, feitas por um morador no último sábado (05), o adolescente aparece com as mãos em um muro enquanto é golpeado seis vezes nas costas pelo policial. Mães de adolescentes do mesmo bairro têm registrado boletins de ocorrência denunciando agressões policiais sofridas pelos filhos. O comandante da PM na região disse que a corregedoria está investigando a agressão para identificar os policiais envolvidos na abordagem. A investigação tem prazo de 30 dias pra ser concluída.
A Prefeitura de Blumenau começa neste mês mais duas obras de contenção de encosta para recuperar áreas de risco que foram atingidas por deslizamentos durante a enchente de 2008. As obras somam investimentos de R$ 1,7 milhão e têm prazo de conclusão estimado em seis meses. Atualmente, outros dois pontos têm obras em andamento. Outras 11 estruturas já foram concluídas.
Até o próximo domingo (13), ocorre em Urussanga, no Sul do estado, a 17ª edição da Festa do Vinho. As atrações incluem shows nacionais – como Maiara e Maraísa nesta quinta (10) e Zé Ramalho no sábado (12). Destaque também para a gastronomia. Em Jaraguá do Sul, começa hoje a Feira do Livro. Esta é a 11ª evento literário, que vai até o dia 20 com apresentações culturais, palestras e sessões de autógrafos.
*Com apoio do portal O Sol Diário, do Diário Catarinense, do jornal A Notícia, da RBSTV e do G1 Santa Catarina
Continua depois da publicidade