O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes foi reaberto na manhã desta segunda-feira, após quatro dias de fechamento. A abertura da barra foi feita pela Marinha. Ainda não há uma estimativa do total de perdas causadas pelo fechamento. O cálculo é de que cada navio parado tem um prejuízo de até US$ 50 mil por dia, somente em afretamento. Sem contar o impacto para o restante do trade, só no domingo a perda chegou a R$ 1,7 milhão.

Continua depois da publicidade

Quatro embarcações de pesca afundaram na madrugada deste domingo em Garopaba por conta do vento forte e mar agitado. Dentro dos barcos estavam as redes dos pescadores da comunidade. Uma das embarcações foi removida, mas outras três ficaram no fundo do mar. Não havia ninguém dentro delas. Os prejuízos para os donos das embarcações vão além dos danos estruturais já que a safra da tainha iniciou há menos de um mês.

Um detento do presídio Regional de Tubarão confessou ter matado um outro preso durante a madrugada da última sexta-feira. Vanderlei Monteiro, 39 anos, foi morto por asfixia dentro de uma das celas da unidade. O autor confesso do homicídio cumpre pena por assassinato e roubo. Segundo informações da polícia, o detento morto era preso provisório por tentativa de homicídio. Em depoimento, o acusado do crime disse ter matado Vanderlei por que havia sido ameaçado dentro do presídio. Uma corda e uma sacola plástica foram usadas para asfixiar a vítima.

* Com informações do G1 SC, da RBSTV, do Diário Catarinense e do site O Sol Diário

Continua depois da publicidade