Na primeira temporada de Girls, a aspirante a escritora Hannah Horvath (Lena Dunham) declara aos pais que acredita ser a voz da sua geração. Embora escrita com altas doses de ironia, a afirmação não passa longe das conquistas que a criadora e protagonista da série, Lena Dunham, alcançou.

Continua depois da publicidade

No curso de duas temporadas, a série da HBO fez sucesso ao retratar a entrada de quatro garotas na vida adulta em Nova York: Hanna, Jessa, Shoshanna e Marnie. Ao som de músicas indie, elas quebram a cara tanto no amor quanto no trabalho. E as aventuras cômicas agora vão entrar na terceira temporada, que começa cercada de expectativas – e com o peso dos prêmios Emmy e Globo de Ouro no currículo. A estreia será de luxo: dois episódios seguidos transmitidos simultaneamente nos Estados Unidos e no Brasil, no dia 12 de janeiro lá e em 13 de janeiro aqui, por causa da diferença de fuso.

Girls foca na instabilidade que ronda os jovens cujos planos para o futuro estão mais para rascunhos. Os personagens carregam muitos traços identificados na geração dos twenty somethings: eles seriam imaturos, ansiosos, narcisistas ao extremo, conectados 24 horas e despreparados para a vida adulta. As críticas acusam o programa de falar sobre uma parcela pequena desta geração, correspondente a uma classe abastada, branca, e com acesso à cultura. Mas, enquanto essa faixa constituir o público-alvo da HBO, isso não parece ser um problema.

A primeira temporada introduziu o estilo franco da série, em cenas de sexo desajeitadas, crises de ansiedade, experiências patéticas com drogas. A segunda assumiu um tom melancólico, com amizades em crise, desilusões amorosas e conflitos familiares. Mas os trailers para a terceira mostram episódios mais ensolarados. Hannah estará em seu melhor momento, morando com o ex que voltou a ser namorado, Adam (Adam Driver), e ganhando a confiança de um editor de livros. Do outro lado, estará Marnie (Allison Williams), mergulhada na fossa. Shoshanna (Zosia Mamet) vai compensar os tempos de virgindade com sexo casual e Jessa (Jemima Kirke) vai motivar uma viagem dos amigos para encontrá-la. Tudo indica que eles ainda estarão tentando se tornar os adultos “que deveriam ser”.

MAIS SOBRE SÉRIES:

Continua depois da publicidade

> O canal FX anunciou a estreia da segunda temporada da série de espionagem The Americans para 26 de fevereiro nos EUA. No Brasil, a primeira temporada é exibida pelo canal aos domingos, às 10h, mas ainda não há previsão para o lançamento da nova leva de episódios.

> Bates Motel volta para o seu segundo ano em 3 de março nos EUA. Foram escolhidos também os atores para interpretar os novos personagens – entre eles, Michael Vartan (Alias) como um potencial interesse amoroso para Norma (Vera Farmiga). A série é exibida no Brasil pelo canal Universal, que promete a estreia dos

novos episódios para o primeiro semestre.

> As filmagens da quarta temporada de Game of Thrones já estão concluídas com pelo menos dois novos integrantes no elenco: Pedro Pascal (The Good Wife, Homeland) será Oberyn Martell, conhecido como Víbora Vermelha; e Indira Varma (Roma), sua amante. A série é exibida simultaneamente no Brasil e nos EUA pela HBO.