O tradicional e o novo se encontram na nona edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) com um objetivo claro: encantar o público. De 23 a 30 de maio, nove grupos nacionais e quatro internacionais apresentarão espetáculos utilizando técnicas com fios, sombras, projeção de imagens e manipulações corporal e de boneco digital em tempo real. Florianópolis e outras sete cidades do Estado (Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Criciúma, Joinville, São José e Tijucas) recebem a programação, que será diferente em cada local.
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez na Capital, os mineiros do Giramundo Teatro de Bonecos farão a abertura do FITA amanhã (23), às 20h, no Teatro Ademir Rosa, com o espetáculo Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Criado nos anos 70 e considerado referência no Brasil, o grupo leva para o palco um ator e 55 bonecos para representar o clássico da literatura infantil escrito por Lewis Carroll em 1865.
– Desde o início pensamos na Fernanda Takai (vocalista do Pato Fu) para fazer a voz da Alice. Quando ela sugeriu o Arnaldo Baptista (figuraça do rock nacional, ex-Mutante) para fazer a voz do Chapeleiro Louco, nós achamos que tinha tudo a ver! E tem a trilha sonora criada por John Ulhoa (guitarrista do Pato Fu e produtor musical) – conta Beatriz Apocalipyse, marionetista e diretora de cena.
O personagem Gato de Cheshire é representado por um boneco digital, animado por meio da técnica motion capture, que captura os movimentos do marionetista.
Continua depois da publicidade
– A cada montagem buscamos inovar, mas o boneco tradicional sempre vai encantar e emocionar o público – acredita Beatriz, que cuida do acervo de 1,3 mil bonecos produzidos ao longo dos mais de 40 anos do Giramundo.
Além de estar presente nos espetáculos, a tecnologia no teatro de animação é tema do segundo Colóquio Internacional FITA, parte do festival dedicada à discussão sobre o desenvolvimento e pesquisas de linguagem na área.
– Sentimos a necessidade de ter uma parte teórica no evento. A ideia é reunir professores, pesquisadores, artistas e estudantes para a troca de conhecimentos e experiências. No final do ano, pretendemos lançar uma revista com os artigos apresentados durante o colóquio – explica Sassá Moretti, coordenadora do FITA e professora de Artes Cênicas da UFSC.
Continua depois da publicidade
Agende-se
O quê: Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA)
Quando: de sábado (23) ao dia 30 de maio
Onde: em Florianópolis, Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Criciúma, Joinville, São José e Tijucas
Quanto: há espetáculos pagos e gratuitos. A programação completa e valores podem ser acessados em fitafloripa.com.br
4 espetáculos para ver

Por que ir: o texto clássico escrito por Lewis Carroll ganha ainda mais vida com a montagem do Giramundo Teatro de Bonecos, na qual 55 bonecos dividem o palco com um ator. O espetáculo promove diálogo entre o teatro de bonecos, as artes plásticas, videoarte, música e cinema.
Continua depois da publicidade
Detalhes: direção e adaptação de Marcos Malafaia, 76 min. Classificação: livre. Técnica: fios, manipulação direta, máscara corporal e varas com gatilho.
Quando: amanhã (23), às 20h, e domingo (24), às 16h, no Teatro Ademir Rosa – CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, nº 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda no local


Foto: Dromosofista/Divulgação
El Cubo Libre
Cia. Dromosofista (Itália)
Por que ir: ao redor de um cubo negro, quatro personagens curiosos dão vida a uma espiral de transformações surreais e poéticas, acompanhadas de música ao vivo. O espetáculo, ora divertido e ao mesmo tempo comovente, sugere com delicadeza o valor da criatividade na vida.
Continua depois da publicidade
Detalhes: direção Cia. Dromosofista, 40 min. Classificação: livre. Técnica: manipulação direta e animação corporal.
Quando: sexta-feira (29), às 15h, no Largo da Alfândega (Centro, Florianópolis)
Quanto: Gratuito

O Colóquio FITA terá três oficinas: Manipulação e o Movimento no Teatro de Bonecos, com Stephen Mottrams Animata (Inglaterra); Confecção e Manipulação de Bonecos com Material Reciclado, com Juliana Freitas (Florianópolis); e Dramaturgia para Teatro de Bonecos, com Conceição Rosière (MG).
As vagas são limitadas, 20 para cada oficina, e as inscrições precisam ser feitas previamente no site do FITA (fitafloripa.com.br).
Continua depois da publicidade