O amor pela arte e pelas cores começou cedo. A primeira paixão foi aos sete anos, quando ganhou do pai um sapato roxo. Na época, Giovanna Stewers achou o presente lindo, mas não o usava pois a peça era considerada feia. Porém, foi ali que a blumenauense descobriu o fascínio pelo colorido do mundo. A primeira tentativa de levar a paixão a sério foi aos 18 anos, quando começou a faculdade de Arte, em Blumenau. Então veio o casamento, a mudança para São Paulo, o filho Frederico… E o sonho ficou um pouco de lado.

Continua depois da publicidade

A retomada das cores ocorreu entre 1993 e 1994. Ela entrou para uma escola de arte próxima à casa onde morava. A escolha foi para estudar pintura em porcelana, até pela identificação que tinha com o que era produzido na terra natal. No princípio, segundo Giovanna, foi bastante difícil. A professora não gostava daquela profusão de cores que ela insistia em usar. Queria que a artista ficasse nos traços tradicionais, de flores e folhas delicadas. Não deu certo.

E isso não foi problema. Giovanna começou a fazer peças para vender e foi muito bem aceita, inclusive vendendo para pessoas de fora do país. Na mesma época, também começou a dar aulas sobre a técnica, com toda a exuberância que as cores podiam proporcionar. Sobre inspiração, ela conta que sempre gostou dos traços abstratos, mas não teve um autor específico em quem se espelhou.

Em 2001, por circunstâncias pessoais, Giovanna resolveu voltar para Blumenau e se dedicar à criação de Frederico. Mas os trabalhos continuaram. Com o filho já grande e impulsionada pela família, retornou à faculdade. Desta vez, optou pelo design gráfico, pois teria a possibilidade de colocar a arte da porcelana em tecidos. Ela intitula seu trabalho de arte desconcertada, pois foge dos padrões tradicionais, mistura cores e texturas. Enfim, é diferente.

Continua depois da publicidade

Experimentações

Ao se formar em 2010, Giovanna abriu o ateliê de trabalho. Para ampliar o alcance de divulgação, montou um site para mostrar e vender os produtos. Novamente, deu frutos. Ela segue vendendo para fora da cidade, os tecidos mais para São Paulo, as porcelanas para o Rio de Janeiro e muitas encomendas para Blumenau e região.

Também conquistou reconhecimento nacional. Através do site, foi achada pela especialista em decoração e reciclagem Denise Meneghello, que traçou seu perfil para o livro Mulheres Maravilhosas, Ideias Geniais, lançado em dezembro de 2012. Ela foi a única catarinense na obra, que revela a biografia, a técnica e as inspirações de mulheres que decidiram desenhar o rumo da vida a partir da arte.