A Giorama conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Clubes da Primeira Divisão, categoria Adulto Masculino, encerrado neste domingo, 21 de abril, no Ginásio Sest/Senat, em Florianópolis. Na final, a equipe de Itajaí venceu a Adiee, da Capital catarinense, por 27 a 25. Os dois finalistas se classificaram para a Seletiva da Liga Nacional de Handebol, entre os dias 14 e 16 de junho – o local ainda não foi definido. A partida foi acompanhada pelo técnico da Seleção Olímpica, Alberto Rigolo, que já começa a observar jogadores em busca de renovação na equipe que vai representar o Brasil em Atenas, em 2004.
Continua depois da publicidade
Os novos talentos estavam na vitrine, mas quem deu show foram os mais experientes. E experiência é o que não faltava em quadra na partida decisiva. Principalmente no time de Itajaí, que largou na frente e comandou o marcador até o final da partida. Dessa vez, a velha tática da velocidade nos contra-ataques não funcionou com a mesma eficiência. Aí apareceu a qualidade dos armadores. E neste domingo estavam todos inspirados, especialmente a dupla Gepherson e Drean, dois dos muitos jogadores da equipe itajaiense com passagens pela Seleção Brasileira.
Do outro lado, a Adiee contava com o comando do armador Felipe, o talento do ponta Ricardo e a força do pivô- armador Airton, um dos selecionáveis do time de Florianópolis. A partida foi tensa, apesar do clima de cordialidade entre os jogadores. O nervosismo se transferiu para as arquibancadas do ginásio e o tempo esquentou entre torcedores das duas equipes.
Uma confusão que durou poucos segundos, mas que interrompeu a partida, aos 12 minutos do segundo tempo, por cerca de meia hora, até que a garantia de segurança fosse restabelecida. Com a bola rolando novamente, a vantagem de dois gols que a Giorama abriu no primeiro tempo foi aos poucos sendo ampliada.
Até que a Adiee mudou a tática de defesa: saiu do tradicional 6-0 e passou a vigiar de perto os armadores da equipe de Itajaí. A estratégia deu certo e o time da Capital diminuiu a diferença e no finalzinho encostou novamente no marcador, mas não havia tempo para reagir.
Continua depois da publicidade