Uma das únicas modalidades exclusivamente feminina das Olimpíadas, a ginástica rítmica contará com provas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 a partir do dia 8 de agosto. Ao todo, 94 ginastas disputam medalhas nas categorias individuais e em conjunto. Veja quem são as atletas com favoritismo na briga pelo pódio.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Quem são as favoritas da ginástica rítmica em Paris 2024
Continua depois da publicidade
Ginástica Artística Paris 2024: Conheça 10 atletas favoritos na briga por medalha
Boryana Kaleyn (Bulgária)
Representando a Bulgária, Boryana teve uma conquista importante recentemente que a coloca como candidata na briga por medalha. A ginasta levou a medalha de ouro no aparelho arco no Campeonato Europeu de 2024.
Daria Atamanov (Israel)
Medalhista de ouro no europeu de 2022 e bronze no mundial de 2023, a israelense Daria Atamanov é mais uma candidata que briga pela medalha olímpica.
Darja Varfolomeev (Alemanha)
O principal nome da ginástica rítmica de Paris 2024 vem da Alemanha. Darja Varfolomeev é atual campeã mundial e campeã geral por aparelhos nos circuitos de Copas do Mundo de 2024.
Continua depois da publicidade
Sofia Raffaeli (Itália)
Outra estrela que vai brilhar em Paris é a italiana Sofia Raffaeli. Ela foi ouro no mundial de 2022 e prata em 2023.
Stiliana Nikolova (Bulgária)
Quem também tem chances de conquistar o pódio é a búlgara Stiliana Nikolova, campeã europeia e vice-campeã do mundial em 2022.
Entenda as regras da ginástica artística, rítmica e de trampolim nas Olimpíadas
Quais são os conjuntos favoritos na briga por medalha
Continua depois da publicidade
Brasil
O conjunto brasileiro de ginástica rítmica vem de um bom momento. Entre ouros e pratas, a equipe soma conquistas com medalhas em Copas do Mundo e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Bulgária
A Bulgária chega como candidata ao lugar mais alto do pódio em Paris 2024. Na bagagem, o país tem os campeonatos Mundial de 2022 e o Europeu de 2023, além do ouro em Tóquio 2020.
China
As chinesas também têm potencial para brigar pelo pódio. O conjunto da República Popular da China é o atual vice-campeão do mundo e também venceu os circuitos de Copas do Mundo de 2024.
Continua depois da publicidade
Israel
O conjunto isralense é o favorito ao ouro. As ginastas venceram o último mundial e foram vice-campeãs do Europeu de 2023. Tiveram as três maiores notas da história em Copas do Mundo.
Itália
Já a Itália subiu ao pódio em quatro das cinco etapas dos circuitos da Copa do Mundo. A habilidade das suas ginastas coloca o país como um dos candidatos ao pódio de Paris 2024.
Como está o Brasil na ginástica rítmica em Paris 2024
Com vagas garantidas nas duas categorias, o Brasil tem chances de conseguir sua melhor colocação com Bárbara Domingos, no individual. A ginasta foi a primeira brasileira a avançar à final do individual geral em campeonatos mundiais.
Continua depois da publicidade
Além dela, outras ginastas competem em conjunto: Déborah Medrado, Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges. A equipe ficou em quarto lugar no mundial de 2023 e tem possibilidade de conquistar um bom resultado em Paris 2024.
Leia mais
Veja o calendário completo das Olimpíadas Paris 2024