Gilberto Gil revelou, em uma participação no programa Caldeirão com Mion, o que lhe inspirou a compor a canção “A Novidade”, gravada pelos Paralamas do Sucesso e lançada em 1986: foi Florianópolis. Na época, o cantor baiano estava em um hotel à beira-mar e, inspirado pela vista do mar que tinha da hospedagem, escreveu os versos que se popularizaram na voz de Herbert Vianna.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A letra foi escrita por Gil com base em uma melodia composta pelos Paralamas. Era a última música do álbum “Selvagem?”. Em uma ligação, Herbert pediu a Gil que escrevesse a canção para finalizar o disco.

— Eu disse pra ele, “como eu vou fazer isso, eu estou em Florianópolis” — contou Gil.

A solução era enviar a fita cassete pelos correios para a capital catarinense, para que o compositor ouvisse a melodia e, aí, escrevesse a música.

Continua depois da publicidade

Dias depois, a fita chegou a Florianópolis, e Gil foi buscar o pacote no Centro da cidade, na agência dos Correios. Na volta para o hotel, olhando o vai e vem das ondas do mar, escreveu os versos: “A novidade veio dar à praia, na qualidade rara de sereia, metade o busto de uma deusa Maia, metade um grande rabo de baleia“.

Ouça a canção na voz dos Paralamas do Sucesso

Relembre a última passagem de Gilberto Gil por Florianópolis

Leia também

Stray Kids, grupo de K-Pop, esgota 66 mil ingressos em poucas horas em São Paulo

Quem é a moradora de Joinville que virou dublê e participa de Wicked e Beetlejuice