Milhares de pessoas assistiram ao show do cantor Gilberto Gil, em Florianópolis, na noite deste domingo (26). A atração gratuita fechou a Maratona Cultural 2023, que ocorreu desde quinta-feira (23) na capital catarinense, além de fazer parte das comemorações dos 350 anos do município. Ao subir no palco, logo depois das 19h, Gil parabenizou a aniversariante e brincou, sendo ovacionado pelo público:

Continua depois da publicidade

— Obrigado, público de “Flops”.

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A estudante Carla Letícia Freitag, de 25 anos, e duas amigas foram as primeiras a chegar diante do Palco Claro Música, na Avenida Paulo Fontes, no Centro. Mesmo com a previsão de início para as 19h, o trio já estava no local do show pouco antes do meio-dia.

Para compor o público esperado de 30 mil pessoas, as três saíram de Palhoça preparadas: em uma bolsa térmica, trouxeram sanduíches e água. Sob sol forte, a sombrinha e protetor solar complementaram o “kit sobrevivência” das amigas, que revezavam um ponto com sombra para aguentar o calorão da tarde. O “perrengue”, porém, não afetou a empolgação delas.

Continua depois da publicidade

— Estamos super animadas de ver ele ao vivo pela primeira vez — disse Carla enquanto a banda Tijuquera, de Florianópolis, tocava ao fundo. O grupo abriu o show do cantor baiano às 17h.

Público espera show de Gilberto Gil. (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)

Sueli Sagaz, 54, chegou no final da tarde acompanhada de vários conhecidos. Diferente das jovens, já foi a uma apresentação de Gil a muito tempo atrás, quando ainda era adolescente. À época, havia sido a primeira vez que o cantor fazia show em Florianópolis.

— Estamos com o coração na mão, sou fã, curto há anos. Precisamos dessa energia positiva — alegrou-se Sueli.

Foliões levaram sombrinha para enfrentar sol – e chuva – que marcaram o domingo em Florianópolis. (Foto: Thiago Ghizoni, NSC Total)

Gilberto Gil deve trazer repertório de clássicos para show em Florianópolis; ouça playlist

Continua depois da publicidade

Por conta da Maratona, houve transporte coletivo gratuito em Florianópolis, com a tabela de horários de domingo. O show também não não teve custo ao público, o que foi uma oportunidade para quem gosta do cantor, mas não tem condições financeiras de pagar pelo ingresso, avaliou o casal Caroline Machado, 24, e Patrick Moraes Sobrinho, 27, enquanto esperavam pela chegada de Gil.

— Vai ser ótimo e é uma oportunidade das pessoas que às vezes não tem acesso a pagar um show a assistir um artista tão grande para o Brasil — opinou Caroline.

Gil abriu o show com Tempo Rei. Depois, entoou a música que escreveu durante sua passagem por Florianópolis nos 1970. A todo momento a apresentação contou com intérprete de libras. Teve ainda sucessos como Toda menina baiana, Tempo rei, Vamos fugir e Menina na janela. O carinho do público foi tanto que o cantor chegou a se emocionar.

— Quero ver o coro de Flops — pediu.

E viu. A cada música, as milhares de pessoas que invadiram o Centro de Florianópolis cantaram cada linha das canções de Gilberto Gil, que encerrou a Maratona Cultural 2023 neste domingo. O show terminou pouco antes das 21h.

Continua depois da publicidade

Público assiste show de Gilberto Gil. (Foto: Tiago Ghizoni)

Acompanhe a movimentação ao vivo

Confira a playlist de Gilberto Gil:

Maratona Cultural

Com mais de 315 atrações espalhadas em 80 pontos de Florianópolis, a Maratona Cultural promete trazer uma imersão de diferentes culturas e expressões entre os dias 23 e 26 de março. O evento faz parte das comemorações dos 350 anos da capital catarinense e contou na programação com shows de Dazaranha, Majur e Gilberto Gil.

As atrações ocorreram em 15 bairros da cidade, sendo que o Centro concentrou a maior parte delas. 

Leia também:

Florianópolis 350 anos: Bailarina carioca escolheu Florianópolis para seguir na dança

Pedala Tour leva 1,5 mil ciclistas às ruas de Florianópolis neste domingo