Antes de realizar nesta sexta-feira, na 25ª Festa Nacional do Pinhão, em Lages, o seu primeiro show público em Santa Catarina depois de longos 11 anos – a última vez que ele havia se apresentado no Estado foi em 2002, em Florianópolis; depois disso, participou apenas de eventos corporativos – o cantor baiano Gilberto Gil, que completa meio século de carreira, conversou rapidamente com a imprensa lageana e esbanjou simpatia.
Continua depois da publicidade
>>> Site especial traz todas as informações sobre a Festa do Pinhão
Gilberto Gil lembrou que cantou várias vezes em Lages quando era jovem e estava no auge da carreira e, com o passar do tempo, as oportunidades foram ficando mais raras.
– Por isso eu fico muito contente que a Festa do Pinhão tenha me chamado.
Continua depois da publicidade
O ex-ministro da Cultura lembrou que os hábitos mudaram muito em relação àquela época, quando ele se apresentava em ginásio, teatros e outros lugares fechados.
– Os shows ao ar livre prosperaram e se proliferaram com os grandes festivais e as multidões, primeiro nos grandes centros e depois pelo interior do Brasil, como aqui em Lages. Hoje em dia estes eventos trazem um público completamente diferente, que se habitou com uma música mais de massa. E eu, que sou anterior a tudo isso, venho com muita satisfação, pois é muito prazeroso poder constatar as grandes transformações que surgiram ao longo dos anos. Hoje o público é muito mais jovem e emancipado.
Gilberto Gil disse gostar muito de Santa Catarina e lembrou que já foi várias vezes a cidades como Blumenau, Joinville e, principalmente, Florianópolis, onde tem um cantinho especial.
Continua depois da publicidade
– A capital concentra a maior parte das atividades ligadas à vida cultural e à música. Gosto muito do jeitinho de Florianópolis. A Lagoa da Conceição é um lugar que eu adoro e onde costumava a passear muito de barco. As praias, como a Joaquina, são muito bonitas.
Gilberto Gil comentou também que Santa Catarina mudou muito e ganhou com o fluxo turístico, principalmente da parte sul do continente americano, especialmente Argentina e Uruguai.
– Os esportes náuticos, como o surfe, também se destacam. A grande trajetória do Guga teve um fator importantíssimo para trazer maior curiosidade e atenção de outras partes do Brasil e do mundo sobre Santa Catarina. Houve muita transformação, e eu sempre acompanhei de longe, mas com muita satisfação.
Continua depois da publicidade
Enquanto concedia a entrevista, Gilberto Gil não resistiu e comeu um pinhão, fruta da araucária e da qual se declara fã.
– A Flora, minha mulher, é paulista e gosta muito de pinhão. Vou levar para ela.
A programação completa da 25ª Festa Nacional do Pinhão e informações sobre ingressos e hospedagens estão disponíveis no site www.festadopinhao.com. O evento, que começou na sexta-feira, dia 24 de maio, termina neste domingo.
Até a oitava das 10 noites, na quinta-feira, mais de 178 mil pessoas haviam passado pelo Parque de Exposições Conta Dinheiro.
Continua depois da publicidade