O cantor e compositor Gilberto Gil receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos 42 membros do Conselho Universitário da instituição em reunião especial na tarde desta terça-feira (28).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A proposta de concessão do título surgiu depois que a Câmara Municipal negou o título de Cidadão Honorário de Florianópolis ao artista. No domingo (26), Gil esteve na Capital para um show gratuito e contou com uma multidão na plateia.
Momentos antes da apresentação em celebração ao aniversário de Florianópolis, ele ainda recebeu da vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, o pedido de concessão do título agora aprovado pela universidade.
O processo aberto pelo próprio gabinete da reitoria da universidade cita a “extraordinária contribuição” do artista à cultura brasileira como cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, político e escritor. A proposta ainda conta com o extenso currículo e reconhecimento de Gil pelo público, crítica e instituições internacionais.
Continua depois da publicidade
A homenagem a Gilberto Gil como Doutor Honoris Causa se soma a de outras personalidades marcantes e inspiradoras para a comunidade universitária que também já receberam a honraria, como o escritor José Saramago, o cineasta Sylvio Back e o maestro Edino Krieger.
Show de Gilberto Gil encerra Maratona Cultural em Florianópolis; veja como foi
O que é o título “Doutor Honoris Causa”
O título Doutor Honoris Causa é a homenagem mais importante que pode ser concedida por uma universidade a uma personalidade eminente. Os nomes podem ser indicados pela comunidade universitária, mas precisam ser votados e aprovados no conselho da instituição.
“Honoris causa” é uma expressão em latim que significa literalmente “por causa de honra”. Por isso, é concedido às pessoas que tenham se destacado por contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.
O título pode ser concedido aos homenageados que não possuem formação acadêmica na área de atuação, mas que contribuíram de forma incontestável para o campo de conhecimento. Após a oficialização da homenagem, eles recebem o mesmo tratamento e privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional.
Continua depois da publicidade
Gilberto Gil faz show para multidão na Capital
No último domingo, Gil se apresentou para uma multidão no Centro de Florianópolis como encerramento da Maratona Cultural que celebrou os 350 anos da cidade. O show teve início às 19h, embalado pela música “Terno Rei”. A cada canção, os fãs puderam presenciar o artista uma performance animada.
Em alguns momentos, o músico se emocionou, principalmente quando foi chamado de “cidadão honorário” pela multidão ou quando, em sintonia, o público gritava que o amava. Durante uma hora e 40 minutos, o público mergulhou nos principais sucessos da carreira do músico de 80 anos.
Moção de aplausos entregue pela Alesc
No domingo (26), Gil recebeu a moção de aplausos aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em seu camarim antes do show. A entrega foi feita pelos deputados Marquito (Psol) e Padre Pedro Baldissera (PT).
Além da placa oficial da Alesc, Marquito entregou a Gil sementes crioulas e uma obra de arte feita com renda de bilro e fitas de cetim bordadas com trechos de músicas do artista. A renda foi escolhida como representação da ancestralidade da Ilha de Santa Catarina. As fitas coloridas são referência às fitinhas do Senhor do Bonfim, típicas de Salvador, terra natal do artista.
Continua depois da publicidade
Leia também
Prefeito de Florianópolis e Gilberto Gil trocam presentes: “É um querido”
Denise Fraga e Dazaranha criticam Câmara de Florianópolis por negar título a Gilberto Gil