O duelo de duas gigantes do mercado internacional de tequilas ganhou um novo capítulo. O tribunal do Texas impôs derrota a Casa Tradición, fabricante mexicana da premium Clase Azul, em uma ação contra a concorrente Casa Azul. Ambas travam uma batalha por causa do nome e semelhanças nos rótulos, o que supostamente poderia gerar confusão entre os consumidores.

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Entretanto, a justiça americana decidiu que ambas podem continuar a vender os produtos, desde que façam uma distinção clara entre imagens comerciais, nomes e marcas, conforme apurou a Forbes.

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A marca Casa Azul, criada pelo empresário Lance Collins, é uma referência à origem de toda a tequila produzida pela empresa dele, o agave weber azul. Durante uma entrevista à Forbes, Collins disse que a marca está na família há décadas. O pai dele, Herb Collins, um renomado executivo da indústria de bebidas alcoólicas, já fabricou um vinho tinto com o nome, atualmente em disputa nos tribunais, e mais tarde estendeu a marca a todas as bebidas do grupo.

A autora do processo judicial, a Clase Azul, altamente reconhecida por ter garrafas colecionáveis ​​em formato de xadrez, inicialmente entrou com uma ação de violação de marca registrada contra a Casa Azul em setembro de 2022. O juiz Rosenthal posteriormente negou todos os pedidos de alívio monetário e rejeitou a exigência do júri em novembro do ano passado.

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Veja fotos das garrafas das duas marcas

— Esta é uma vitória jurídica decisiva após um julgamento árduo. Embora existam algumas semelhanças superficiais no som dos nomes Casa Azul e Clase Azul, o tribunal concluiu corretamente, após uma análise das volumosas provas, que a confusão não é provável. Os nomes têm significados diferentes, a imagem comercial é radicalmente diferente, os produtos são diferentes. E o nome Casa Azul foi adotado de boa fé — disse David Bernstein da Debevoise & Plimpton, advogado da Casa Azul.

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