Tigre, de Joinville, Gerdau, Vedacit e InterCement, gigantes do setor da construção, juntaram-se à aceleradora de startups ACE e criaram programa inédito no País, o W.I.P. (Work in Progress). O objetivo é encontrar soluções disruptivas que tragam às grandes cidades brasileiras melhor qualidade de vida, sustentabilidade e eficiência nas operações para os próximos anos. A demanda não atendida é grande por maneiras disruptivas de urbanizar, seja pelo déficit habitacional, seja pela superpopulação em grandes centros. A missão é lançar soluções de nível global para estas questões, de modo a gerar real impacto no PIB.

Continua depois da publicidade

Segundo dados recentes de pesquisa divulgada pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), em 2025, dois terços da população do planeta (5,5 bilhões de pessoas) poderão ter dificuldades de acesso à água potável. Em 2100, a capacidade humana de extrair cobre do solo será menor que a demanda por ele. Segundo a ONU, em todo o mundo, a área construída será três vezes maior do que é hoje. Leitura de especialistas aponta que os pontos mais críticos do cenário atual são o crescimento da demanda por energia, agilidade no processo de construção e os custos com infraestrutura.

– Queremos contribuir para um mundo melhor, contando com a participação de parceiros com know-how diferente e complementar ao nosso, e que nos levará a novos negócios – avalia o gerente de Inovação da Tigre, Sandro Luís Silva.

Os empreendedores podem avaliar quatro frentes e se inscrever para o ingresso no programa. São elas:

1 O ambiente residencial, com soluções para melhorar a eficiência e que também tragam novos dados sobre o comportamento do consumidor.

Continua depois da publicidade

2 O ambiente industrial e comercial, no qual serão aceitos projetos que otimizem informações sobre o consumo de insumos da construção civil;

3 A inovação em serviços externos, com a apresentação de soluções que impactem diretamente no trabalho de incorporadoras e construtoras, e que criem inovações extraordinárias no ambiente ligadas à segurança, ao consumo e à administração.

4 Os serviços de valor agregado, com a identificação de soluções, como produtos de crédito imobiliário, redução de déficit habitacional, que permitam gerar valor adicional para os negócios.

Confira mais notícias de Joinville e região

Leia outras colunas de Claudio Loetz

China

A China, agora, é economia de mercado. Com a prescrição, no domingo passado, de um dispositivo de prevenção ao dumping existente no protocolo de acessão da China à Organização Mundial de Comércio (OMC) pode ter reflexos no comércio internacional do Brasil e dos demais países. O tema foi discutido na última sexta-feira em seminário promovido pela Fiesc. As mudanças envolvem o reconhecimento da China como economia de mercado. Isso significa que as investigações de casos de práticas supostamente desleais de exportadores daquele país serão tratadas da mesma maneira que as de outros países.

Continua depois da publicidade

Posse

A professora Sandra Furlan toma posse na próxima quinta-feira como reitora da Univille para um novo mandato para o período 2017 a 2019. Sandra já está no comando da instituição desde 18 de dezembro de 2012, quando tomou posse para o mandato 2013-2016.

Balanço

O Sindicato da Indústria Plástica de SC, presidido por Albano Schmidt, apresentará balanço do ano em evento no dia 14 , no Hotel Tannenhof, em Joinville.

Medidas

Os funcionários da Víqua, de Joinville, vão votar em assembleias marcada para a próxima quarta-feira, em dois períodos, se aceitam proposta da empresa de reduzir os salários e a jornada de trabalho. A medida temporária valeria por três meses e afetaria empregados das áreas administrativas, de vendas, marketing e apoio; além de setores técnicos, como engenharia, TI e qualidade. A convocação para as assembleias vem do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Material Plástico. A proposta não inclui os trabalhadores da produção.

Ações

Sem adesão suficiente por parte dos titulares detentores de ações emitidas pela Whirlpool, e em circulação no mercado, a empresa não conseguiu fechar o capital junto à Bolsa de Valores, a Bovespa. Na prática, as ações ordinárias e preferenciais da companhia permanecerão sendo negociadas. A Whirlpool precisava obter a concordância de dois terços do valor das ações disponíveis.

Continua depois da publicidade