A multinacional joinvilense Tupy recebeu o Prêmio Howard F. Taylor de 2024, da instituição norte-americana American Foundry Society, por um artigo científico que destaca o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora, que viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio e até 50% menos emissão de CO2.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O artigo, nomeado “Motores pequenos para veículos de passageiros: ferro fundido com o mesmo peso do alumínio”, possui como destaque a tecnologia “Ultra Light Iron Technology”, que é a combinação da fundição de paredes finas com ligas de alta resistência.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A tecnologia já foi aplicada no protótipo Ultra Light Iron Block, bloco de motor especialmente desenvolvido para pequenos motores movidos a gasolina, etanol ou combustíveis sintéticos, bem como aplicações híbridas. Esse trabalho teve parceria com a empresa de engenharia automotiva Ricardo PLC (Reino Unido) e a SinterCast (Suécia).

Continua depois da publicidade

A fase de desenvolvimento do projeto foi concluída e a patente depositada em 2022. Entre as vantagens apresentadas nesta tecnologia, na comparação com alumínio, estão: mesmo peso; redução de ruído e vibração; redução de até 50% na emissão do CO2 na produção e a diminuição em 25% de custo.  

Além do reconhecimento internacional, a tecnologia também foi premiada pela Fapesc neste ano. O prêmio estadunidense será entregue para Tupy em abril, quando ocorre o 128º Congresso de Fundição de Metal em Milwaukee, Wisconsin, nos Estados Unidos. 

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Grande vazamento deixa quase 10 mil casas sem água em São Bento do Sul

Patinação no gelo acolhe e dá oportunidade a pessoas com deficiência em Joinville

VÍDEO: Cobra-de-vidro se parte ao meio durante resgate de biólogo em Jaraguá do Sul