Além da apresentação do técnico Wagner Lopes, o gerente de futebol Agnello Gonçalves deu, na tarde desta quinta-feira, algumas informações a respeito do processo de formação do elenco do JEC para a próxima temporada. O gerente informou que o clube tem sido muito cuidadoso no mapeamento dos atletas e, por este motivo, não apresentará nenhum “pacotão” de reforços, como alguns imaginavam.

Continua depois da publicidade

Na verdade, de acordo com o dirigente, é muito provável que na segunda-feira, data da reapresentação, o elenco esteja cheio de carências. A ideia é ser o mais assertivo possível na busca de reforços.

Agnello planeja montar uma espinha dorsal com quatro ou cinco nomes mais importantes. O trabalho mais complicado é convencer estes jogadores a virem para o JEC, que está na Série D e é visto com desconfiança pelo mercado em razão do histórico recente de salários atrasados e problemas judiciais.

A chegada de Wagner Lopes é um trunfo neste processo. Com a mesma estratégia que o ajudou a convencer o treinador, Agnello espera ganhar a confiança dos jogadores. Na opinião dele, pessoas sérias, com credibilidade e discurso transparente são fundamentais neste convencimento.

Continua depois da publicidade

A filosofia do clube

Agnello Gonçalves esclareceu que o Joinville ainda não definiu qual será sua filosofia no futebol. O gerente entende que o processo precisa ser feito com tempo, sem pressa. Segundo o profissional, há um norte definido – a partir das escolhas da comissão técnica, por exemplo, e por um critério de contratações, que observará a minutagem dos atletas (tempo no qual eles estão em campo); prospecção de mercado (atletas que podem chegar para trazer lucro ao Joinville no futuro); aproveitamento de atletas da base; e mapeamento de clubes.

Agnello Gonçalves afirmou também que o processo de consolidação desta filosofia de trabalho no futebol do JEC depende da criação de um departamento de inteligência – que possa auxiliar a buscar informações para haver ainda mais acerto na contratação de jogadores – e uma melhor integração com as categorias de base.