O adolescente de 16 anos que levou disparos de choque da Polícia Militar receberá atenção especial da Gerência Regional de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Grande Florianópolis. A informação é do gerente da Gered, professor Mário Benedet Filho.
Continua depois da publicidade
– Vamos trabalhar a inclusão dele. O aluno tem boas notas. Amanhã (esta quarta-feira), a escola vai receber mãe e aluno para fazer os encaminhamentos. Ele vai receber assistência social e psicológica da Fucas, a Fundação Casan, onde já estuda judô – disse o gerente Mário.
As escolas estaduais não possuem cargos de assistente social nem psicólogo em seus quadros.
O gerente Mário Benedet salientou que o diretor da escola, professor Juliano Reckers, usou todas as alternativas que a escola poderia ter oferecido e que a ção foi bem pontuada por tentativas de diálogo com o aluno, intermediação dos representantes do Nepre na escola, tentativas de contato com a família, acionamento do Conselho Tutelar e por fim, a Polícia Militar.
Continua depois da publicidade
Mário Benedet preferiu não comentar a ação da PM, especificamente.
– Não sou especialista em segurança para julgar a ação da polícia – observou.
O gerente e professor ressaltou a parceria com a PM nos projetos Ronda Escolar e Proerd.
Sobre a violência nas escolas, Mário Benedet disse que infelizmente está presente em todas as comunidades escolares.
– Não é só na rede pública. É na rede privada, nas unidades estaduais, municipais e federais. Tem uma abrangência grande. É uma desproteção dentro das escolas. Sempre, em algum momento, tem essa situação. Temos que estar preparados – disse o professor.
Um curso de capacitação aplicado em julho para a rede estadual tratou do tema violência escolar.
Sobre a falta de qualquer atividade na escola do adolescente que levou os choques, o gerente afirmou que a comunidade foi consultada e optou pela Fucas, que é bem próximo.
Continua depois da publicidade
Sobre o fato da escola estar com problemas no telhado e alagar sempre que chove, Mário afirmou que a unidade será reformada com recursos do Pacto pela Educação.