A revisão dos dados de 2020 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi um balde de água fria para o Ministério da Economia. Em vez do saldo positivo de 142.690 postos de trabalho, como inicialmente divulgado, a geração de emprego no Brasil fechou o ano com 75.883 vagas. Já em Santa Catarina o saldo foi de 48 mil postos.
Continua depois da publicidade
Mas nem tudo são más notícias. Essa revisão destaca ainda mais o cenário diferenciado da criação de emprego no Estado. Santa Catarina não só teve o melhor desempenho do País nesse aspecto, como foi responsável por 63% das vagas no Brasil nesse período.
Agora as vendas de final de ano e a retomada do turismo de verão prometem ampliar essa oferta de trabalho. Ótima perspectiva para os catarinenses!
Comércio se prepara para o final de ano
O tempo pode estar particularmente frio para novembro, mas as vendas de Natal prometem ser mais quentes neste ano. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento de 3,8% no volume de vendas em 2021, frente ao ano anterior. A dúvida do comércio é sobre como conquistar o consumidor que está controlando mais os gastos e nós trouxemos dicas a respeito no portal.
Saiba como se preparar para as vendas de fim de ano.
Continua depois da publicidade
Setor náutico gera emprego e renda no Estado
Navegar é preciso — e bom para Santa Catarina. A Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) estima um crescimento de 10% na venda de embarcações de lazer em 2021 frente ao ano anterior. Isso impacta diretamente e positivamente a economia do Estado, que possui o maior polo náutico do Brasil. Além disso, segundo a Acobar, uma única instalação de apoio náutico com 300 embarcações é capaz de gerar 780 postos de trabalho e R$ 141 milhões para a economia local.
Conheça mais dados do mercado náutico em Santa Catarina.
Dois anos de Tech SC
A vitrine da inovação catarinense faz aniversário. Nesses dois anos de Tech SC, programa matinal dos domingos na NSC TV sob o comando de Rúbia Laidens, já foram apresentadas mais de 300 empresas inovadoras de Santa Catarina. Para muitos empreendedores, o vídeo da participação é o primeiro material institucional que eles têm para divulgar seu negócio.
Entenda a importância do Tech SC para as empresas.
Koerich mostra por que é “Gente Nossa”
Durante a pandemia, a rede varejista Koerich entregou mais de 150 toneladas de alimentos para comunidades carentes, liberou Wi-Fi nas lojas para que crianças e jovens pudessem acompanhar as aulas, desenvolveu ações com pessoas em situação de rua e fomentou os pequenos negócios catarinenses. Essa postura no enfrentamento da crise sanitária foi reconhecida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que homenageou a empresa na figura de seu presidente, o empresário Antonio Koerich. Isso é ser Gente Nossa!
Veja as outras empresas homenageadas na ocasião.
Acompanhe as novidades do Negócios SC também no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Leia também
Comércio catarinense entra em contagem regressiva para a Black Friday
Continua depois da publicidade
Veja as últimas notícias e pesquisas sobre mercado em SC
Supermercados, cooperativas e mais: os setores que cresceram no Estado