Uma equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil está em Joinville fazendo o mapeamento e revisita de locais sujeitos a acidentes naturais. Os trabalhos iniciaram no dia 22 de outubro e finalizam na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, em 20 localidades prioritárias sujeitas a deslizamentos ou inundações.
Continua depois da publicidade
As áreas são as mesmas que já integram mapeamento realizado entre os anos de 2012 e 2013 sob a coordenação da Defesa Civil de Joinville. Os casos de risco estão localizados principalmente nos bairros Petrópolis, Nova Brasília, Boehmerwald, Floresta, Itaum, Santo Antônio, Santa Catarina, Boa Vista, Iririú, Aventureiro, São Marcos, Glória e Vila Nova.
O levantamento foi contratado pelo Governo do Estado de Santa Catarina para atualizar as áreas de risco de vários municípios catarinenses. Os geólogos integram a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério das Minas e Energia e o relatório final conterá a descrição de cada caso, quantidade de imóveis e pessoas em risco e sugestões de intervenção.
Primeiras inspeções
Nos primeiros dias de avaliação os geólogos se concentraram nos casos de deslizamentos, tecnicamente conhecidos como movimentos de massa, quando há ruptura de solo ou rocha, principalmente decorrentes de chuva intensa e prolongada. A partir desta terça-feira (30) até quinta (1º) os geólogos concentrarão as atenções nas áreas sujeitas a inundações em vários bairros.
Continua depois da publicidade
Com base no relatório final com sugestões de medidas preventivas, a Defesa Civil de Joinville irá desenvolver um trabalho educativo em escolas por meio de palestras e distribuição de cartilhas onde são apresentados, de forma didática, conceitos como desastres naturais, causas dos movimentos de massa, situações e redução de risco, medidas preventivas e o que fazer em caso de situações de perigo ou risco.