Um velho ditado diz: “gentileza gera gentileza”. A frase é válida até os dias de hoje e, em tempos difíceis, atitudes positivas do dia a dia, como dizer “bom dia” e “com licença”, por exemplo, são sinais de empatia que se expandem ao ambiente. A corrente do bem começa nos simples atos, conforme explica a psicóloga Marina Castilho Sorrentino.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ser gentil, segundo a especialista, faz bem para a saúde. Tanto para quem faz a gentileza, quanto para quem a recebe.
– Quando a gente ajuda alguém, o coração vibra e o psicológico fica mais saudável. A gente pode ver isso em pessoas que fazem voluntariado, por exemplo. Elas se doam bastante aos outros, mas a ação é fonte de recurso natural do bem para elas – explica.
> Melhores filmes da Netflix em 2021
Continua depois da publicidade
> Catarinense que mora em Los Angeles lança livro de poemas bilíngue no Brasil
Neste sábado (13), comemora-se o Dia Mundial da Gentileza. A data traz a reflexão de como o cotidiano apressado retira atos gentis do dia a dia das pessoas.
Como ser gentil no dia a dia
Atos de gentileza retornam para quem o pratica, segundo a especialista. Atitudes como um abraço, um sorriso ou uma palavra positiva são capazes de mudar o dia de alguém. É um efeito dominó e pode ser praticado de forma simples.
1. Sorrir: mesmo que com os olhos, segundo a especialista, sorrir é um ato “gigante” de gentileza.
2. Mostrar atenção e interesse: na correria do dia a dia, muitas vezes, se esquece de olhar verdadeiramente para quem está ao lado. Em uma conversa, nem sempre as pessoas prestam atenção ao que está sendo dito. O ato de dar a atenção devida à conversa é significativo para o ser humano, conforme explica a psicóloga.
Continua depois da publicidade
3. Elogiar as pessoas: elogiar alguém por algo é um ato de carinho que transmite, instantaneamente, sentimentos bons e atinge o ambiente ao redor.
4. Agradecer: ser grato às pessoas melhora a qualidade de vida e traz uma série de benefícios à saúde. Agradecer um favor, uma ajuda ou uma oportunidade são ações simples que podem ser incluídas na rotina.
5. Oferecer e aceitar ajuda: em um mundo onde a disputa por espaço é constante, aceitar ajuda é tão importante quanto oferecer. Isso, segundo a psicóloga, é um ato de empatia.
Continua depois da publicidade
Como ser gentil nas redes sociais
Na internet, é perceptível como as pessoas estão mais intolerantes umas com as outras. Segundo a psicóloga Marina Castilho Sorrentino, isso acontece porque as redes sociais trazem, para as pessoas, um poder não comum do dia a dia.
– É uma disputa de território, que acontece na vida real, mas também nas redes sociais. Essa falta de gentileza na internet mostra como as pessoas estão presas aos seus sentimentos desagradáveis e precisam descontar em alguém – explica.
Algumas dicas são importantes para praticar ações gentis na internet, de acordo com a especialista em redes sociais, Paula Tebett.
1. Se responder uma crítica, faça com cuidado e educação: às vezes, a pessoa nem domina sobre o assunto, e ela não pode ser punida com ofensas por isso.
Continua depois da publicidade
2. Trate o outro com empatia: não compartilhe vídeos de cunho ofensivo ou textos que tenham comentários agressivos que possam magoar alguém. Se faz mal ao outro, não é engraçado.
3. Cuide com as palavras: se for escrever algo, invista em palavras positivas e educadas.
> Primeiro romance de Pete Townshend está disponível no Brasil
Como ser gentil consigo mesmo
A pandemia acendeu a procura por autoconhecimento, conforme explica a psicóloga Marina Castilho Sorrentino.
– Nosso maior julgador somos nós mesmos, e isso mexe com a nossa autoestima. A gente precisa praticar atos de gentileza conosco. Aceitar e gostar da nossa própria companhia, para depois se relacionar com os outros – diz.
Alguns atos podem ajudar nesse processo, segundo a especialista:
- Parar de se comparar com os outros;
- Celebrar os pequenos momentos e vitórias;
- Não se cobrar tanto e viver o momento presente;
- Se autoconhecer;
- Cuidar da saúde física também é ato de autoamor.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Vinicius Dias.
Leia também
Programa SC Mais Cultura vai investir mais de R$ 129 milhões até o fim do ano
Circuito Catarinense de Quadrinhos anuncia quarta edição em Florianópolis
As 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos: Rolling Stone refaz famosa lista