Motivado por um empregado, Johannes Herwig resolveu conhecer o Clube de Caça e Tiro Itoupavazinha no fim da década de 1970. Como gostava muito da modalidade de tiro, começou a se dedicar à entidade frequentemente. Em 1983, começou a fazer parte do Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural 1º de Janeiro. Desde lá, nunca mais abandonou o clube. Pelo contrário, sempre ocupou cargos na diretoria e atualmente é o presidente.

Continua depois da publicidade

Com 65 anos, Herwig pratica tiro apoiado e bocha. Disputa campeonatos estaduais e municipais representando a sociedade. Dono de uma marcenaria no Bairro Vila Nova, o atirador guarda na empresa um quadro com foto dele usando medalhas das conquistas no tiro. Como gosta de repassar os ensinamentos para os mais jovens, Herwig ensina a modalidade no próprio clube 1º de Janeiro.

– Tem gente que prefere aprender comigo porque diz que ensino mais. Quero que o atirador seja melhor do que eu – revela.

Herwig foi um dos fundadores da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Moacyr Flor, atual presidente da entidade destaca o trabalho desenvolvido por Herwig. Flor diz que o presidente do 1º de Janeiro se dedica muito aos clubes e à tradição:

– Se o 1º de Janeiro está onde está é por causa dele, claro que com a ajuda dos colaboradores do clube – resumiu Flor.

Continua depois da publicidade

Assim como Herwig são muitas outras pessoas que fazem os clubes de caça e tiro acontecer. O importante, assim como faz o presidente do 1º de Janeiro, é não deixar a tradição germânica se perder.

Gente Boa

– Você conhece alguém que se destaque na comunidade?

Envia a sugestão para anderson.silva@santa.com.br. A seção Gente Boa é publicada toda última quinta-feira do mês.