Utilizar dois ou três zagueiros? Essa é a principal dúvida na cabeça do técnico Geninho para escalar o Avaí nesta quinta-feira, às 19h15min, diante do Brasil-RS, pela segunda fase da Copa do Brasil. Na véspera do confronto na Ressacada, o treinador recorreu a um recurso que tem virado comum antes de jogos importantes para o Leão: ele fechou o treinamento para evitar que informações valiosas cheguem até o adversário. Até porque, a classificação significa, principalmente, o bônus financeiro de R$ 1,450 milhão.

Continua depois da publicidade

– Ainda não defini o time por uma série de motivos. Não tenho a certeza como vem o Brasil-RS, mas tenho uma ideia do que fazer. Não sei se uso os três zagueiros. Tem partida que não cabe entrar com um terceiro zagueiro. Se o adversário vem com um atacante apenas, você fica com um zagueiro perdido em campo. Quando iniciei isso, podia arriscar. Na Copa do Brasil eu não posso arriscar – falou Geninho.

A defesa deve ter Betão ao lado de Kunde. Neste caso, a dúvida é se Ricardo inicia o jogo entre os titulares, ainda que no meio de campo, assim como na vitória por 3 a 0 diante do Joinville, ou se fica na reserva. A opção pelo atleta facilita na variação de esquema tático sem a necessidade de queimar uma alteração. Contra o JEC, ele atuou uma parte improvisado de volante e outra na sua posição de origem, mudando do 4-3-3 para o 3-5-2.

Outra preocupação de Geninho é com o desgaste físico do elenco azurra. Após o jogo contra o JEC, o técnico poupou alguns jogadores do treino de terça-feira para não perder peças por lesão. Jogar na Ressacada, aliás, tem sido trunfo para o Avaí. Em seis jogos no ano como mandante, o time tem cinco vitórias e um empate, anotou 14 gols e não teve a defesa vazada.

– Não acho que entramos como favoritos. Temos a vantagem de jogar em casa e ponto. Em termos de desgaste, o Brasil-RS está melhor que o meu time. Isso é um handicap favorável a eles. Em 10 dias, fizemos três jogos, enquanto o adversário descansou neste mesmo período. A maior dificuldade é o time deles – completou o treinador azurra.

Continua depois da publicidade

Em caso de classificação à terceira fase, o Avaí terá pelo caminho o Vasco, que na semana passada eliminou o Serra, por 2 a 0, em partida no Espírito Santos. Na próxima etapa, os confrontos serão no sistema ida e volta, com os mandos sendo definidos através de sorteio na sexta-feira, no Rio de Janeiro.