O Avaí venceu a Chapecoense, por 1 a 0, e assumiu a liderança do Campeonato Catarinense 2019 provisoriamente – o então líder Figueirense tem uma partida a menos. Para chegar à quinta vitória nas seis partidas de invencibilidade nesta temporada, o técnico Geninho buscou o fator surpresa. Em treinamento fechado na véspera da partida na Ressacada, o treinador armou a equipe no 3-5-2 e colocou em campo na noite de quarta-feira.

Continua depois da publicidade

— Foi para que eu apresentasse algo diferente em relação ao treinador adversário. Eu achei que deveria mudar e testar outra coisa. Fiz um treino de meia hora e não podia exigir muito de ninguém. Achei que tinha que surpreender o Claudinei (Oliveira, técnico da Chapecoense) e tirar ele da zona do conforto por conhecer o grupo. Como eu sabia que tinha que ir para cima e proteger atrás, foi isso que fiz. Sabia do risco, mas no treino eles me deram confiança. Falei com os jogadores na palestra sobre isso. Mudou a maneira que eu vinha jogando. O treinamento foi bom. Tivemos algumas dificuldades, mas não foi de tudo ruim – avaliou o treinador na entrevista coletiva após a partida.

O esquema tático marca o comandante. No ano passado, quando assumiu o cargo, colocou a forma de jogar em prática tão longo conheceu um pouco dos jogadores à disposição. O título nacional que tem na carreira, com o Athletico-PR, também adotou a formação.

— Todo mundo sabe que eu gosto de jogar no 3-5-2. Fui campeão brasileiro em 2001, sentei com o Felipão em 2002 e trocamos ideia sobre o esquema, cheguei com o Goiás na Libertadores assim. No ano passado cheguei aqui e implantei o esquema. Depois que perdi o Alemão (negociado ao futebol árabe na metade do ano passado), abri mão. É um esquema que tem sido elogiado com o Santos do Sampaoli. Eu uso há 20 anos, e nunca escondi isso. Quando é bem encaixado e tem as peças, ele se transforma em um esquema ofensivo, diferente do que muitos falam – defendeu.

O Avaí volta a campo no domingo de Carnaval. Jogando novamente na Ressacada, a equipe azurra encara o Joinville, às 17h.

Continua depois da publicidade