A General Motors anunciou ontem Mary Barra, 51 anos, como a nova presidente-executiva da companhia a partir de janeiro. Será a primeira vez que uma mulher irá comandar a montadora.

Continua depois da publicidade

O atual presidente, Dan Akerson, se retira da companhia depois que sua esposa descobriu um câncer em estágio avançado. Mary, que era vice-presidente de desenvolvimento global de produtos, tem 33 anos de experiência no setor. A mudança faz parte do acordo que inclui a nomeação de Tim Solso para o cargo de presidente do conselho da companhia, que também era ocupado por Akerson.

Queda de lucros nas operações fora dos Estados Unidos é um dos problemas que aguardam a executiva em seu novo cargo. No início do mês, a montadora anunciou que vai desistir da marca Chevrolet na Europa até o final de 2015 para concentrar recursos no desenvolvimento da Opel e da Vauxhall. Também há a expectativa de a empresa reduzir sua produção na Austrália e na Coreia do Sul.

No último trimestre, o lucro da montadora caiu, mas as operações americanas apresentaram um bom desempenho. No Brasil, as vendas de veículos chegaram ao seu auge e entram agora em uma trajetória de queda.

Continua depois da publicidade