A educação é um dos temas de maior destaque nas Eleições 2018. O Diário Catarinense traz as propostas dos principais candidatos a governo de Santa Catarina para a área.
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Em seu plano de governo, o candidato Gelson Merísio (PSD) diz que “um novo modelo de Estado precisa ser proposto. Um modelo diferente. Menos burocrático, mais ágil, profissional e transparente, para que o cidadão catarinense possa empreender, trabalhar, prosperar e criar sua família com acesso à saúde, segurança e educação de qualidade”.
Acesse aqui o plano de governo completo de Merísio registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira no NSC Total a apuração das Eleições 2018
Confira as propostas de Merísio para a educação em SC
Construir modelo educacional em que a escola propicie formação moral e cidadã, acesso à cultura, ao esporte e com a inserção de novas tecnologias a partir de debate envolvendo professores e seus representantes.
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Regionalizar a grade curricular, levando em conta fatores como: economia, políticas de desenvolvimento econômico, aspectos culturais da região e suas vocações, implantando um modelo de educação pública focado no mercado de trabalho.
Melhorar a gestão dos recursos financeiros disponíveis para a educação.
Incentivar os Municípios, por meio de parcerias, a garantir o acesso, a permanência e o aproveitamento escolar com qualidade em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, com a ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais.
Apoiar a universalização do atendimento escolar para a população de 4 a 17 anos de idade.
Apoiar a ampliação do atendimento à população de 0 a 3 anos de idade, de acordo com a demanda e na idade correta.
Universalizar o Ensino Médio, oportunizando uma aprendizagem significativa aos jovens, assegurando a permanência, a formação integral para o exercício da cidadania e a inserção no mundo do trabalho.
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Organizar e expandir a oferta do ensino médio, estabelecendo vínculos com os sistemas produtivos, culturais, locais, regionais e global.
Promover a busca ativa da população de 15 a 17 anos fora da escola, de forma intersetorial, com os serviços de assistência social, saúde e justiça para proteção integral aos jovens.
Instituir programas voltados à permanência dos estudantes na escola, especialmente no Ensino Médio.
Garantir a valorização dos profissionais da educação, de acordo com a legislação, assegurando formação na área de atuação (inicial e continuada), carreira, remuneração e condições de trabalho, condizentes com a sua responsabilidade na sociedade.
Garantir a progressiva expansão e ampliação de fontes de financiamento na educação catarinense, com foco na elevação dos indicadores socioeconômicos das regiões menos desenvolvidas do estado.
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Universalizar o direito à educação para superação das desigualdades históricas, culturais e sociais, promovendo os princípios dos direitos humanos, da diversidade e da sustentabilidade socioambiental.
Promover amplo debate com a sociedade e os profissionais da educação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Diminuir os custos e aumentar o compartilhamento e a interiorização do conhecimento, ampliando o acesso a cursos de graduação e pós-graduação por meio das universidades comunitárias, Sistema ACAFE, UDESC.
Aplicar modelo de concessão de bolsas de estudo para cursos de Ensino Técnico.
Construir novos Centros de Inovação, por meio de parceria público privada, integrados às universidades.
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Promover a formação de profissionais que atuem de forma inovadora e empreendedora, comprometida com a construção de uma sociedade justa, democrática e sustentável.
Articular, com a União, a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior da população de 18 a 24 anos de idade, assegurada a qualidade da oferta e a expansão nas instituições de ensino superior, públicas e comunitárias.
Articular, com a União, a elevação da qualidade da Educação Superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente, em efetivo exercício, no conjunto do sistema de Educação Superior.
Fomentar, em articulação com a União, a elevação gradual do número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, com aproximação da Ciência e da Tecnologia aos sistemas produtivos e inovativos.
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Implantar o Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia, do Déficit de Atenção e da Hiperatividade nas escolas públicas estaduais, provendo todas as escolas com professores, psicólogos e pedagogos capacitados a assistir esses estudantes especiais e garantindo melhor aprendizagem.
Transformar a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em instituição formadora de profissionais aptos a identificar e a assistir estudantes especiais da rede pública e privada de ensino.
Conectar escolas e sistema de saúde pública para melhor atender os estudantes especiais
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