A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), principal órgão ambiental de Florianópolis, está sob a responsabilidade de Iracema Wolan desde terça-feira, de acordo com publicação da edição nº 1878 do Diário Oficial do Município, de 7 de fevereiro. Assistente social de formação e sócia de três empresas, sendo uma na área de construção civil, a nova superintendente chegou a se candidatar à Câmara de Vereadores de Palhoça no ano passado pelo PHS, mas não conseguiu nenhum voto e não teve gastos de campanha.

Continua depois da publicidade

Em entrevista à RBS TV, em novembro do ano passado, Iracema admitiu que concorreu apenas para cumprir a cota partidária do PHS de candidaturas de mulheres exigida pela Justiça Eleitoral (30%). A reportagem entrou em contato com Iracema por telefone no começo da tarde desta quarta-feira, mas ela não quis comentar a nomeação.

Nas redes sociais, é possível entender como Iracema não conseguiu nem mesmo o próprio voto nas eleições. Ela fez campanha para o marido, Jackson Cardoso, que também se candidatou a vereador em Palhoça. Jackson é vice-presidente do PHS na cidade desde julho do ano passado e não se elegeu. No registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível verificar que Iracema não gastou nada na campanha.

Iracema também é sócia em três empresas: uma construtora, uma empresa fabricante de chá e um comércio. Todas têm endereço comercial na própria residência de Iracema, no bairro Barra do Aririú, em Palhoça. A nova superintendente do principal órgão ambiental de Florianópolis tem formação na área de assistência social, área onde chegou a ser nomeada em um concurso da Prefeitura de Biguaçu, em maio de 2015. Não há registro no Portal da Transparência daquele município de que ela tenha assumido a vaga.

Prefeitura volta atrás e afirma que Iracema não vai tomar posse

Continua depois da publicidade

Após pedido de resposta da reportagem sobre a nomeação de Iracema Wolan para a Floram, ainda na manhã desta quarta-feira, a assessoria de imprensa da prefeitura comunicou, às 18h, que “fez uma consulta prévia sobre o nome da mesma para assumir a Superintendência da Floram. Com informações referentes a uma candidatura à vereadora em Palhoça e a suposta sociedade em uma construtora, a Prefeitura decidiu por não empossar a servidora e tornar o ato oficial de sua nomeação nulo.”

No entanto, a nota não informa quando a exoneração de Iracema será publicada no Diário Oficial. O DC fez questionamentos sobre como Iracema chegou a ser nomeada e pediu uma entrevista com o prefeito Gen Loureiro (PMDB) para explicar a situação. Através da assessoria de imprensa, ele se negou a comentar o assunto.

A reportagem entrou em contato com Iracema Wolan por telefone no começo da tarde desta quarta-feira e ela respondeu que não iria falar sobre a nomeação.