Gean Loureiro foi reeleito prefeito de Florianópolis no primeiro turno das Eleições 2020. Este será o segundo mandato do representante do DEM na prefeitura da capital de Santa Catarina. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral às 19h50min, com 100% das urnas apuradas, Gean Loureiro contabilizou 53,43% dos votos. O segundo colocado foi Elson Pereira (PSOL) com 18,13% dos votos.

Continua depois da publicidade

> AO VIVO: saiba tudo sobre as eleições 2020

> “A campanha limpa e propositiva venceu a campanha suja” diz Gean

Junto com Gean, os eleitores de Florianópolis elegeram o vice-prefeito, Topázio Silveira Neto (Republicanos). Em 2016, Gean foi eleito após vencer o segundo turno com 50,26% dos votos válidos. Na campanha eleitoral de 2020, Gean ficou à frente de todas as pesquisas eleitorais, mesmo após enfrentar uma denúncia de estupro durante a campanha

Logo após a divulgação do resultado, Gean divulgou um vídeo de agradecimento:

Continua depois da publicidade

> Como acompanhar o resultado das eleições 2020 em SC

Florianópolis não elegia um prefeito no primeiro turno desde 2000, quando a então prefeita Angela Amin foi reeleita para a prefeitura. Agora, Gean Loureiro repete o feito 20 anos depois.

— O que fez a campanha se sobressair foi o reconhecimento do trabalho. Se a população reconheceu esse trabalho, eu vou me esforçar para continuar fazendo ainda mais. Entro no segundo mandato com mais vontade, para cobrar mais a equipe, ouvir mais, decidir mais e fazer mais — afirmou Gean em entrevista após a divulgação do resultado.

Gean Loureiro está na política desde os 19 anos de idade, quando foi eleito vereador em Florianópolis – cargo que ocupou entre 1993 e 2013. Em 2014 foi eleito deputado estadual. Loureiro é formado em Direito e em Administração. O vice, Topázio Neto, é empresário do ramo da tecnologia.

Resultado final em Florianópolis

Gean Loureiro (DEM) – 53,46%

Elson Pereira (PSOL) – 18,13%

Pedrão (PL) – 14,21%

Angela Amin (Progressistas) – 7,42%

Alexander Brasil (PRTB) – 2,96%

Orlando Silva (Novo) – 2,63%

Ricardo Vieira (Solidariedade) – 0,51%

Helio Bairros (Patriota) – 0,16%

Gabriela Santetti (PSTU) – 0,16%

Jair Fernandes (PCO) – 0,04%

O que mudou nas eleições 2020?

Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

Continua depois da publicidade

Leia também:

> Como acompanhar a apuração nas principais capitais do Brasil