O candidato do União Brasil, Gean Loureiro, ficou em quarto lugar na disputa pelo governo de SC e deixou em aberto um possível apoio no segundo turno. Antes da apuração ser encerrada, ele conversou com a imprensa acompanhado da esposa Cintia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Sobre segundo turno, o candidato que foi eleito prefeito de Florianópolis por duas vezes afirmou que a apoio do segundo turno, entre os primeiros colocados, será analisado com os membros do grupo político do qual participa.
— Tivemos uma grande vitória política mesmo não tendo uma vitoria eleitoral. Eu estadualizei meu nome em SC, com uma grande votação, mais de meio milhão de votos, eé a expectativa até a conclusão final da apuração. Isso fez com que eu me tornasse conhecido em toda Santa Catarina. Eu ainda não tinha disputado uma eleição majoritária estadual. Fiz uma campanha sozinho, sem um vínculo com candidaturas nacionais, o que mostra que essa votação foi exclusiva da nossa capacidade de trabalho e da qualidade da proposta que a gente apresentou — disse Gean.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Continua depois da publicidade
Gean Loureiro é natural de Florianópolis e formado em Direito e Administração e é mestre em Engenharia de Produção. Ele iniciou a carreira política aos 19 anos, em 1992, eleito o vereador mais jovem da Capital.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Foi reeleito por mais quatro eleições e chegou a ser presidente da Câmara no último mandato legislativo. Loureiro se elegeu deputado federal em 2011 e em 2013 foi nomeado presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).
Em 2014, concorreu ao cargo de deputado estadual e foi o sétimo mais votado. Já em 2016, foi eleito prefeito de Florianópolis e reeleito em 2020 em primeiro turno.
Na chapa ele contou com Eron Giordani como vice-governador.
Saiba tudo sobre as eleições 2022
Leia também:
Longas filas em SC marcam votação e exigem paciência de eleitores
Continua depois da publicidade