A 11 dias do segundo turno das eleições, pesquisa Ibope aponta o candidato do PMDB, Gean Loureiro, na liderança da disputa pela prefeitura de Florianópolis contra o adversário Cesar Souza Junior (PSD).

Continua depois da publicidade

Considerando apenas os votos válidos (que não levam em conta brancos e nulos), Gean tem 54% das intenções, contra 46% de Cesar. Na pesquisa estimulada, Gean tem 45%, Cesar Junior tem 38%, brancos e nulos somaram 10% e não sabem ou não responderam 7%.

O peemedebista destaca-se nos segmentos de eleitores entre 25 e 29 anos (51%) e entre os que declaram renda familiar acima de cinco salários mínimos (52%). Cesar melhora seu percentual entre os que estudaram até a quarta série do ensino fundamental (42%), entre os que cursaram entre a 5ª e a 8ª séries (43%) e, principalmente, os que somam ganhos familiares de até dois salários mínimos (47%).

Questionados sobre a possibilidade de mudança de candidato até o segundo turno, 79% dos entrevistados responderam que a decisão é definitiva e 13% ainda consideram a possibilidade de mudar – 8% não sabem ou não responderam.

Continua depois da publicidade

O Ibope perguntou também quem eles acham que será o novo prefeito de Florianópolis, independentemente de suas intenções de voto. A maior parte dos entrevistados – 46% – acredita que o eleito será Gean. Outros 43% pensam que Cesar será o novo prefeito e 12% não sabem ou não responderam.

A pesquisa avaliou, ainda, a gestão do prefeito Dário Berger (PMDB). Metade considerou a gestão ótima ou boa, 34% avaliaram como regular e 14% classificaram como ruim ou péssima. Não souberam avaliar 2%. A gestão Dário foi aprovada por 66% e reprovada por 29%.

FICHA TÉCNICA

Contratante: Grupo RBS

Amostra: 805 entrevistas

Período: 14 a 16 de outubro de 2012.

Margem de erro: 3 pontos percentuais, para mais ou para menos

Registro: protocolo nº SC-00708/ 2012.

::: Confira a íntegra da pesquisa