Pelo segundo dia consecutivo, moradores do Vale do Itajaí puderam testemunhar um fenômeno tão bonito quanto gelado: geou em áreas mais afastadas de Blumenau e região nesta quarta-feira (14). A fina cobertura branca sobre a vegetação mudou a paisagem, rendeu fotos (veja abaixo) e marcou a despedida do frio intenso — ao menos por enquanto.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Depois da passagem de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas, fazendo o termômetro oficial de Blumenau, instalado no Parque Ramiro Ruediger, atingir 6ºC na manhã de terça e nesta quarta, a menor do ano, chegou a vez do frio perder força. A estação do Passo Manso, em Blumenau, marcou 4,4ºC às 6h40min, 1ºC a menos que na terça.

A “friaca” desta quarta já vai dando sinais que está indo embora. No Alto Vale, por exemplo, não houve oficialmente temperaturas negativas como no dia anterior, mas os termômetros chegaram a 0ºC em Rio do Campo e 1ºC em Imbuia e Mirim Doce, de acordo com dados da Epagri Ciram. Mesmo assim, a falta de vento, a baixa temperatura no solo e o ar gelado foram suficientes para a formação de geada em regiões como a Nova Rússia, em Blumenau, Gaspar Alto, em Gaspar, e pontos do Alto Vale.

Nesta quarta as máximas em Blumenau ainda devem ficar nos 20ºC, mas a partir de quinta-feira (15), quando a massa de ar frio se afasta para o Litoral, a temperatura deve chegar aos 26ºC durante o dia. Na sexta (16), a mínima oscila entre 12ºC e 14ºC, uma massa de ar quente e seco mantém o tempo ensolarado e o calor vem para testar a saúde do blumenauense: a previsão indica até 30ºC à tarde.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da geada

As menores temperaturas de Blumenau*

  • 2019 : 2,8°C
  • 2020 : 3,7°C
  • 2021 : 4,2°C
  • 2022 : 9,1°C
  • 2023 : 8,7°C
  • 2024 : 6ºC (até o momento)

*Estação do parque Ramiro

Leia mais

De temperaturas negativas a 30°C: até quando vai o frio em SC