A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro no hemisfério sul. Em Santa Catarina, a previsão é de que a estação chegue com grandes variações climáticas, passando de dias de geada para outros com temperaturas acima dos 30°C, segundo a Epagri/Ciram. Quanto às chuvas, elas devem ser mal distribuídas, alternando entre períodos de temporais e épocas de seca.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme o órgão estadual, a previsão é de temperaturas acima da média climatológica em Santa Catarina, além de uma grande variação nas temperaturas. Há chances de episódios de frio, com temperatura próxima e abaixo de 0°C, e formação de geada, principalmente nas áreas altas do Planalto Sul, caracterizando o frio tardio.

Além disso, nos próximo meses deve ocorrer uma elevação da temperatura, com dias consecutivos de termômetros acima de 30ºC.

Chuvas mal distribuídas

Setembro e outubro marcam a transição do inverno para o verão, com altos índices de precipitação em outubro, especialmente na região Oeste de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Conforme a Epagri, em setembro a previsão é de chuva abaixo do normal nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. Nas demais, a chuva deve ficar dentro do esperado. Já em outubro, a chuva deve ficar dentro do esperado no Extremo Oeste e Oeste, enquanto nas outras regiões os totais de precipitação devem ser acima da média climatológica.

Durante o período, ciclones extratropicais com atuação no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil devem trazer perigo às embarcações devido aos ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Já para o mês de novembro, a previsão da Epagri/Ciram é de chuva dentro do esperado, como ocorre em todos anos em Santa Catarina.

A chuva neste período de primavera está associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que são mais comuns na estação e têm maior influência no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste do Estado.

Continua depois da publicidade

Por fim, a Epagri salienta que deve ser comum a presença de nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade nas noites, madrugadas e amanhecer.

Veja fotos da primavera em Santa Catarina

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Brasil precisa reduzir em 92% as emissões de gases até 2035, aponta Observatório do Clima

“Joia escondida”: qual praia de São Francisco do Sul pode ser a 1ª Reserva Nacional do Surfe