Um gavião que foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) passou por uma cirurgia que nunca havia sido feita antes no Hospital Veterinário da Furb, em Blumenau, nesta terça-feira (2): o animal, que teve a perna amputada, recebeu um implante de titânio.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Santa por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo
O procedimento, concluído com sucesso, tem o objetivo servir como base para a colocação de uma prótese de perna, que deve ser fabricada em uma impressora 3D a partir da anatomia da outra perna do animal. A prótese só poderá ser colocada em seis meses, para que o gavião se recupere da cirurgia.
O bicho, da espécie conhecida como Gavião Pombo Grande, chegou ao hospital em novembro de 2020, e devido a uma grave lesão na perna a melhor alternativa para salvar a vida do animal foi a amputação.


Após a recuperação o gavião deve viver em cativeiro, pois a prótese, apesar de ser funcional, ainda terá limitações que o impedirão de se adaptar à natureza.
Continua depois da publicidade
> Conheça Bambi, cerva resgatada no Vale que está em Blumenau; vídeo
Assistência a animais silvestres
Em caso de encontrar animais silvestres feridos a orientação da PMA é a de entrar em contato pelos telefones (47) 33788480 ou (47) 33788477 para que possam resgatá-los e encaminhá-los para atendimento veterinário.
* Estagiária sob supervisão de Bianca Bertoli