O que o youtuber Gaules tem a ver com Neymar e Piqué numa partida de futebol 7? Junto com eles, youtubers e ex-craques do futebol do passado passaram a protagonizar o grande fenômeno esportivo no mundo: a Kings League, que agora se tornou ainda maior com uma versão “Copa do Mundo de seleções”. Afinal, do que estamos falando?

Continua depois da publicidade

A Kings Cup é uma competição de futebol 7, inspirada no antigo showbol, mas com inúmeros atrativos extras para atrair o público jovem e antenado nas plataformas digitais. A ideia é unir esporte, tecnologia, inovação e muito entretenimento na pegada dos e-games, sempre com grandes marcas financiando as competições. Em campo, ou bem perto dele, estão figuras excêntricas da internet, influenciadores, além de ex-craques do futebol de campo e nomes estrelados do presente, como Neymar.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Descubra por que é proibido apostar em jogos da Copa São Paulo 2025

Do outro lado da tela, milhões de internautas no mundo inteiro assistem às partidas, especialmente em plataformas como o YouTube e a Twitch. O projeto foi idealizado pelo ex-jogador do Barcelona Gerar Piqué.

Kings League: Como funcionam as partidas

As partidas são disputadas em arenas montadas num cenário futurístico, com espetáculo de luzes e som para remeter – propositalmente – ao universo dos games. E não é só isso. Os duelos duram dois tempos de 20 minutos, são mais ágeis do que o futebol convencional e com situações inesperadas.

A dinâmica permite ações como o uso “cards” para barrar um atleta no time adversário, cobrar um pênalti a qualquer momento (mesmo que não tenha sido falta na área) ou fazer um gol valer por dois. Se no futebol tradicional a máxima de que “pênalti é tão importante que o presidente do clube deveria bater”, na Kings League isso é uma regra. Basta acionar a carta adequada no momento estratégico e pronto! Lá vai o “chefe” para a bola.

Isso aconteceu nesta quinta-feira, na partida entre Brasil x Coréia do Sul, vencida pela seleção sul-americana por 7×4. O streamer Gaules, “presidente” da seleção, bateu e fez um golaço, na gaveta. Ele não participa da partida, mas pode “descer da tribuna” só para tal batida.

Continua depois da publicidade

Os jogos também têm VAR (Árbitro de Vídeo) e impedimento. Mas esse último só vale na faixa final do campo, mais perto das traves.

São dois tipos de competição da Kings League. A primeira ocorre entre clubes formados em diversos países do mundo. A segunda, em andamento neste mês de janeiro na Itália, é no formato Copa do Mundo. A final será no dia 12, na Allianz Arena, em Turim, casa da Juventus.

Em 2025 foi criada a Kings League Brasil, a quarta liga da categoria ao redor do mundo. Entre os participantes estarão nada mais nada menos que Neymar e Kaká como presidentes do torneio e Vini Jr como dono de equipe. Com eles atuarão nomes como Gaules, Cris Guedes, Cerol & Nobru, Jon Vlogs, Paulinho o Loko & Luquet4, Coringa, Ludmilla, Nyvi Estephan, O Estagiário e KondZilla & Michel.

Ainda não há data para a edição brasileira da Kings League.

Conheça as regras da Kings League:

  • Partidas jogadas em dois tempos de 20 minutos corridos;
  • A partida começa com um jogador de cada lado, mais o goleiro, no formato x1;
  • A cada minuto um jogador é adicionado em cada time até ficar sete contra sete;
  • Quando faltam dois minutos para o fim do primeiro, um dado gigante é arremessado na quadra para definir quantos jogadores terminarão o período;
  • Pênalti do presidente: No segundo tempo, o presidente de cada time pode descer da tribuna para cobrar um pênalti a qualquer momento – limitado a um por time;
  • Cartas secretas: os times podem jogar as cartas secretas, com diversas opções – excluir um jogador adversário, um pênalti, gol dobrado por quatro minutos e shoot-out ou mesmo roubar uma carta do adversário (coringa);
  • Nos dois últimos minutos do segundo tempo qualquer gol vale por dois.
  • Impedimento só na faixa final do campo;
  • VAR pode ser acionado.

Continua depois da publicidade