Dos turistas que vieram a Florianópolis neste verão, 34,1% eram gaúchos e 19,2% argentinos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), que elaborou uma pesquisa sobre o turismo no litoral catarinense na temporada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Pesquisa Verão 2023/2024 entrevistou aproximadamente 1,2 mil visitantes nas seguintes cidades do Litoral do Estado: Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Imbituba e Laguna. Os resultados mostram que Florianópolis é a cidade que mais recebe estrangeiros. Dos entrevistados, 23,9% eram de outros países, sendo 19,2% argentinos, 2,9% uruguaios e 2,2% chilenos.
Já se levar em conta o total, o maior contingente de turistas na Capital eram gaúchos (34,1%), seguido pelos paulistas (12,9%) e paranaenses (10,2%).
Dos visitantes de Florianópolis, 24,1% estiveram aqui pela primeira vez e 41,5% são fiéis, ou seja, já vieram 5 vezes ou mais. Da temporada passada para esta, a cidade apresentou um aumento de 7% no faturamento.
Continua depois da publicidade
Dados de SC
Em toda Santa Catarina, os números da temporada de verão 2023/2024 mostram que os argentinos também são a maioria dos turistas estrangeiros. Contudo, a situação mudou na última temporada, com uma queda de 10% em comparação com a anterior e a média histórica estadual.
Ao todo, 82,7% dos visitantes que curtiram o verão catarinense são brasileiros. Dos 17,3% de estrangeiros, os “hermanos” representam 11,3%, ainda maioria consolidada no Estado.
Depois vêm os uruguaios com 2%, seguidos de paraguaios e chilenos, ambos com 1,7%. A vinda de turistas do Chile registrou um aumento significativo em comparação ao ano anterior, quando eles representavam somente 0,2% dos turistas.
Outro destaque é um leve aumento no número de turistas europeus nesta temporada, impulsionado também pela ampliação de rotas que conectam cidades catarinenses ao exterior.
Continua depois da publicidade
Leia também
Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%
Prefeitura e sindicato fecham acordo que pode encerrar greve em Florianópolis
Crescimento de importações da China preocupa setores empresariais de Santa Catarina