Os gaúchos fizeram valer a torcida em casa e subiram ao pódio no Campeonato Brasileiro de Ginástica, realizado de sexta-feira a domingo, no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. Na ginástica artística, Mosiah Rodrigues, do Grêmio Náutico União, foi vice-campeão no individual geral, com 84,05 pontos, contra 84,35 de Victor Rosa, do Flamengo, primeiro colocado. A terceira posição ficou com Francisco Barreto, do SERC. Na disputa por aparelhos, o ginasta de 28 anos, integrante da seleção brasileira masculina, foi ouro no cavalo com alças e bronze na barra fixa.
Continua depois da publicidade
– Foram bons desempenhos, mas esperava um resultado melhor na barra fixa, onde não concordei com a nota dada pela arbitragem – afirmou o técnico Leonardo Finco.
A colega de clube Juliana Santos, 19 – que há um ano não competia devido a uma cirurgia no ombro e que busca reconquistar sua vaga na seleção brasileira feminina – também subiu ao pódio na disputa por aparelhos, conquistando o bronze na trave.
– O que balançou foi o tempo em que ela permaneceu parada, se recuperando da lesão. Parecia até que ela estava estreando. Mas gostei – comentou a técnica Adriana Alves.
Na ginástica rítmica, Eliane Sampaio, 17, também do Grêmio Náutico União, foi vice-campeã no individual geral, somando 83,65 pontos, chegando atrás de Angélica Kvieczynski, da Sadia, e à frente de Ana Paula Scheffer, da Sadia.
Continua depois da publicidade
– A Nina (apelido de Eliane) foi muito bem, executando os movimentos de uma forma belíssima. Apesar de não conseguirmos o título, ela fechou o ano com chave de ouro – comentou a técnica Anna Danielyan.
Na disputa por aparelhos, a ginasta, que faz parte da seleção brasileira individual adulta, obteve mais três medalhas: prata no arco e na fita, além do bronze na corda.
Fechando o final de semana, Juliana Santos voltou ao pódio no domingo, na 2ª etapa do Circuito Caixa – competição com um formato diferente, onde trios formados por um atleta da ginástica artística masculina, uma da feminina e outra da rítmica, disputam entre si. Ao lado de Arthur Zanetti e Luiza Matsuo, a ginasta foi segunda colocada. Cerca de 1500 pessoas prestigiaram o Campeonato Brasileiro / 2ª etapa do Circuito Caixa de Ginástica, que contou com a participação de aproximadamente 90 atletas, de 10 estados brasileiros.