O gaúcho radicado em Blumenau, Valcemar Justino, da equipe Pedal Bike Shop/ São José dos Campos, venceu nesta segunda, dia 1º, a terceira etapa da 17ª Volta Ciclística Internacional de Santa Catarina. A disputa ocorreu entre as cidades de São Joaquim e Alfredo Wagner, totalizando 121,2 quilômetros, com largada a temperatura de 9ºC.

Continua depois da publicidade

Esta é a quarta vez que Valcemar vence o percurso, desta vez com o tempo de 2h48min11s.

Um pelotão com todos os líderes da competição chegou junto e com o mesmo tempo.

– Não sei se já virou sorte ou se conhecer bem o caminho ajudou, mas estou feliz com esta quarta vitória – afirmou o experiente Valcemar, que aos 35 anos de idade já soma nada menos que 10 vitórias em etapas da Volta.

Em segundo lugar ficou outro experiente competidor brasileiro, o paranaense José Aparecido dos Santos, da Caloi/ Extra/ Suzano, que passou a ser o quarto colocado na classificação geral, a 1 minuto e 47 segundos do líder – o ciclista cearense radicado em SP, Antonio Nascimento, o Tonho, da equipe Memorial-Santos, que venceu a etapa de domingo – empatado com o paranaense Alex Arseno, da Dataro.

Continua depois da publicidade

Em terceiro lugar chegou Márcio Pinto, da Sociedade Morgenau; seguido de Renato Rohsler, da Caloi/Extra/Suzano; e Renato Ruiz, Peels Capacetes/ Iracemápolis.

Na etapa desta segunda, várias fugas foram realizadas durante o trajeto. Em vários lugares, o visual lembrava a famosa Tour de France, com campos e montanhas.

No meio da disputa, o catarinense Márcio May passou um grande susto. A corrente de sua bicicleta saiu, ele teve de parar e foi abalroado por outro competidor. Ficou para trás do pelotão principal e teve de fazer muito esforço para recuperar o tempo perdido. May está em terceiro lugar na classificação geral e tricampeão do torneio.

Faltando 20 quilômetros para o final, o canadense Dylan Sebel, da Espoirs de Laval, abriu uma fuga isolada, mas foi neutralizado nos últimos oito quilômetros.

Continua depois da publicidade

Entre os estrangeiros, o melhor classificado até agora é o austríaco Joachim Vollmann, da Denzel/ Juvina, em nono lugar. O canadense Sebel, que venceu na abertura da Volta, está na 13ª colocação.

Na briga por equipes, a Pedal Bike Shop foi a melhor na etapa. No ranking geral, a Vince Blumenau lidera, com 19h45min15s. A Memorial-Santos aparece em segundo lugar, exatos três minutos atrás.