Após engolir 27 laços de cabelo, um gato persa precisou passar por uma cirurgia em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com a veterinária Elizandra Kerber, o comportamento pode estar relacionado com ansiedade, estresse ou tédio. As informações são do g1 SC.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O animal é um macho e tem três anos. Conforme a veterinária, durante 15 dias, o gato apresentava vômito, além de que os tutores perceberam que ele tinha perdido peso, mesmo se alimentando normalmente e se mantendo ativo. 

O gato já tinha histórico de ter vomitado laços de cabelo há dois anos, mas os donos achavam que ele tinha parado com o comportamento, já que não foi mais visto engolindo os elásticos. 

Ele foi levado ao veterinário onde um exame de endoscopia encontrou os laços no estômago do animal. Por isso, para a retirada, foi necessária fazer uma cirurgia de gastrotomia. 

Continua depois da publicidade

Segundo Kerber, o procedimento foi realizado na quarta-feira (31) e demorou cerca de 30 minutos. O gato teve alta na quinta-feira (1º). 

Distúrbio de comportamento pode ter relação 

Conforme a veterinária, o fato do gato engolir os laços pode estar ligado a um distúrbio de comportamento. Em casos mais sérios, o animal precisa ser tratado com medicamentos ansiolíticos. 

— Nestes casos, devemos ficar mais atentos ao comportamento do felino e tentar promover um maior enriquecimento ambiental para que esses gatinhos gastem mais energia , façam atividades físicas , brinquem e possam desenvolver os comportamentos típicos da espécie — explica a especialista. 

Ela reforça que, se o animar for flagrado engolindo um laço de cabelo, o tutor deve levá-lo ao veterinário. 

Continua depois da publicidade

— Algumas peças pequenas podem ser expelidas nas fezes e alguns pacientes podem até vomitar o objeto. Mas tamanhos maiores podem não progredir e causar obstrução . A indicação é sempre procurar um veterinário para orientar a melhor forma de conduzir o caso — complementa. 

Laços foram retirados na quarta-feira (31)
Laços foram retirados na quarta-feira (31) (Foto: MedicalVet/Divulgação)

Leia também: 

Funcionários insatisfeitos tentam derrubar internet de SC e acabam descobertos

Cigarro eletrônico: empresas mantêm venda mesmo após proibição e multa

Como fica a gasolina nos postos de SC após queda da Petrobras