Oráculo, duas seleções estreantes, novos estádios, homenagem à bola, maldição, chance derradeira aos melhores, busca por recorde: essas são algumas das curiosidades reservadas à Copa do Mundo da Rússia. Com início marcado para o dia 14 de junho, o Mundial tem inúmeras situações que prometem deixar o principal evento de futebol mais atraente. Das 32 seleções, sete delas já foram campeãs. E a edição de 2018 terá uma ausência que volta a se repetir após 60 anos.

Continua depois da publicidade

Curiosidades da Copa do Mundo na Rússia

1- Gato oráculo

Um gato surdo chamado Achille foi nomeado pela Rússia como o oráculo oficial da Copa do Mundo. Ele vive no Museu Hermitage, em São Petersburgo, uma das sedes do Mundial. Será o terceiro animal a exercer a função. Em 2010, coube ao polvo chamado Paul, da Alemanha. Em 2014, a missão foi da Tartaruga com nome de Cabeção.

2- Os estádios

Quatro estádios foram construídos do zero para o Mundial e outros oito foram reformados. O principal é Luzhniki, que receberá a partida inaugural, uma das semifinais e a final da Copa de 2018.  Moscou é a única cidade com dois locais para jogos, enquanto Kaliningrado a localidade que não fica dentro do país. 

 (FILES) This aerial view taken on November 4, 2017 with a drone shows Luzhniki Stadium (C) and the Moskva River in Moscow.  / AFP PHOTO / DMITRY SEREBRYAKOVEditoria: ACELocal: MoscowIndexador: DMITRY SEREBRYAKOVSecao: architectureFonte: AFPFotógrafo: STR
Foto: DMITRY SEREBRYAKOV / AFP PHOTO

3- Dupla estreante

A Copa da Rússia será a primeira para dois países: Islândia e Panamá. Sensação da Eurocopa de 2016, na França, quando chegou às quartas de final, a Islândia se classificou como líder do seu grupo nas Eliminatórias da Europa. Já o Panamá foi o terceiro colocado na classificação da Concacaf. 

Iceland's players including Iceland's forward Johann Berg Gudmundsson (L) and Iceland's forward Alfred Finnbogason celebrate after the FIFA World Cup 2018 qualification football match between Iceland and Kosovo in Reykjavik, Iceland on October 9, 2017.Iceland qualified for the FIFA World Cup 2018 as smallest country ever after beating Kosovo 2-0 at home in Reykjavik. / AFP PHOTO / Haraldur Gudjonsson / ALTERNATIVE CROP
Foto: Haraldur Gudjonsson / AFP

4- O mascote

O lobo Zabivaka (que significa “Pequeno Goleador”) é o mascote oficial da Copa de 2018. Ele foi eleito com 53% dos votos, superando outros animais, como um tigre e um gato. 

Continua depois da publicidade

rdgol
Foto: Divulgação

5- A bola 

Telstar 18 é uma homenagem e leva o mesmo nome das redondas de 1970 e 1970. Em novembro do ano passado ela foi apresentada em Moscou. Além disso, será a primeira na história das Copas a ter um chip NFC (possui capacidade de interação wireless via smartphone).

Fifa, Telstar 18, bola da Copa do Mundo 2018 Rússia
Foto: Fifa / Divulgação

6- Müller mira recorde

Com 10 gols em duas participações em Copas, Thomas Müller pode superar seu compatriota Miroslav Klose como o maior goleador. O atual recordista tem 16 gols. Em 2014, no Brasil, ele ultrapassou Ronaldo, que soma 15. 

Bayern Munich's Thomas Müller controls the ball during his friendly football match against Belgium's KAS Eupen at the Aspire Academy in Doha on January 10, 2017. KARIM JAAFAR / AFP
Foto: KARIM JAAFAR / AFP

7- Espaço na taça

O atual troféu destinado ao campeão foi conquistado por seis seleções (Alemanha, Argentina, Itália, Brasil, França e Espanha). Na parte de baixo da taça tem espaço para escrever os nomes dos vencedores até 2038. 

 RIO DE JANEIRO ,BRASIL , 22-04-2014 - Exposição da taça da Copa do Mundo no estádio Maracanã, que chegou hoje ao Brasil.(FOTO: DIEGO VARA /AGÊNCIA RBS)
Foto: Diego Vara / Agencia RBS

8- Maldição do atual campeão

A Alemanha precisa se precaver. Nas duas últimas edições, o atual campeão foi eliminado na primeira fase. Em 2010, a Itália empatou com Paraguai e Nova Zelândia e perdeu para a Eslováquia. Em 2014, a Espanha perdeu para Holanda e Chile e venceu a Austrália. 

Continua depois da publicidade

Foto: Jefferson Botega / Agência RBS

9- Seca dos melhores do mundo

Cristiano Ronaldo e Messi vão para o quarto Mundial consecutivo cada um. Pode ser a chance derradeira para eles pelo sonho da conquista. CR7 está com 33 anos e Portugal chega embalado após o título da Eurocopa 2016. Já o astro do Barcelona tem 30 anos e esteve no vice da Argentina há quatro anos. 

Nominees for the Best FIFA football player, Barcelona and Argentina forward Lionel Messi (R) and Real Madrid and Portugal forward Cristiano Ronaldo (L) chat before taking their seats for The Best FIFA Football Awards ceremony, on October 23, 2017 in London. / AFP PHOTO / Ben STANSALL
Foto: BEN STANSALL / AFP

10- Os retornos

Dez países que não disputaram a Copa de 2014 estarão na Rússia. São elas: Arábia Saudita, Peru, Dinamarca, Sérvia, Suécia, Polônia, Egito, Marrocos, Senegal e Tunísia.

11- Brasil, o único nas 21 edições

Apenas a Seleção Brasileira esteve em todas as Copas desde 1930, no Uruguai. Considerando que em 1942 e 1946 não houve disputa por causa da Segunda Guerra Mundial, essa é a 21ª participação verde e amarela. 

12- Abertura sem campeões

Será a terceira vez que a abertura da Copa do Mundo não terá ao menos uma seleção campeã em campo. Em 2018, o jogo inaugural será entre Rússia e Arábia Saudita. Antes, isso aconteceu em 1970 (México x União Soviética) e em 2010 (África do Sul x México).

Continua depois da publicidade

13- Itália fora da Copa

A última vez que os italianos não estiveram em um Mundial foi há 60 anos. Em 1958, a Azurra não foi à Copa na Suécia. Na Rússia, a seleção é a única das sete campeãs a não estar na disputa. 

Italy's goalkeeper Gianluigi Buffon reacts during the FIFA World Cup 2018 qualification football match between Italy and Sweden, on November 13, 2017 at the San Siro stadium in Milan. / AFP PHOTO / Marco BERTORELLO
Foto: MARCO BERTORELLO / AFP

14- Fuso horário na tabela

A Fifa precisou ajustar seis jogos em relação aos horários. Isso se deu Fifa para atender o fuso dos países envolvidos. A tabela do Brasil, porém, não sofreu alterações.

15- VAR (árbitro de vídeo)

Pela primeira vez a Copa do Mundo terá o auxílio do VAR (árbitro de vídeo). A aprovação do uso da tecnologia nos jogos da Rússia aconteceu apenas depois de inúmeros testes. 

FIFA's referees are pictured during a video assistance (VAR) training course for the referees of the region, at the Conmebol's headquarters in Luque, Paraguay on September 14, 2017.The VAR will begin to be used during the semifinals and finals of the 2017 Libertadores and Sudamericana Cups. / AFP PHOTO / NORBERTO DUARTE
Foto: NORBERTO DUARTE / AFP

16- Um grupo sem campeões

O Grupo H é o único da Copa a não ter pelo menos uma seleção campeã. A chave conta com Polônia, Senegal, Colômbia e Japão. Os demais têm pelo menos uma equipe que já levantou a taça.

Continua depois da publicidade

17- Na frente e atrás

Atual campeã, a Alemanha chega à Rússia como a seleção que mais sofreu gols na história da competição (foram 117). Os alemães, porém, têm o ataque mais eficiente (marcaram 222 tentos). 

Leia mais notícias sobre a Copa

Como será a logística da Seleção até o início da Copa

 Maus resultados e troca de técnico: Japão é uma das maiores incógnitas da Copa

 Com surpresas, Portugal define os 23 convocados para a Copa do Mundo

 Alemanha lidera e Brasil permanece em 2º no ranking da Fifa