Um gato-maracajá foi encontrado por um morador de Jaraguá do Sul nos fundos de sua casa localizada no bairro Ribeirão Molha, na segunda-feira (15). O animal, natural da Mata Atlântica, corre risco de extinção e foi retirado do local pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Durante o resgate, o pequeno estava assustado e mordeu o dedo de um dos biólogos.

Continua depois da publicidade

Gato estava assustado e mordeu dedo do biólogo durante resgate
Gato estava assustado e mordeu dedo do biólogo durante resgate (Foto: Fujama/Divulgação)

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os profissionais Christian Raboch e Gilberto Duwe, ambos do órgão municipal, atenderam a ocorrência. A suspeita dos biólogos é de que o gato tenha entrado na casa e ficado acuado por conta dos cães. 

“Tem que ter um cuidado para tirar o animal. Tanto que eu estou utilizando luva de raspa de couro para retirar ele. Mesmo assim, ele me deu uma mordida no dedo, por cima da luva, e acabou doendo por conta da pressão”, explicou Raboch ao g1.

Antes de ser devolvido à natureza, os profissionais averiguaram o estado de saúde do bicho, que não estava ferido. Segundo o biólogo, o animal está na fase em que começa a se afastar da mãe para aprender a caçar e viver sozinho.

Continua depois da publicidade

A espécie maracajá, conhecido também como leopardus wiedii, possui hábitos noturnos e é encontrada na Mata Atlântica. Eles não apresentam nenhuma ameaça a seres-humanos, se alimentando de roedores, lagartos e aves.

Assista ao vídeo

Leia também

Jovem é assassinado a tiros em condomínio de Joinville

Moto é flagrada com placa escrita à mão na BR-280 em Rio Negrinho

Carro pega fogo com casal dentro em Balneário Piçarras, no Norte Catarinense

Carro pega fogo após acidente na BR-101 em SC e complica trânsito

Vídeo mostra briga generalizada em show de MC Poze em Joinville

Homem ferido ao passar gás de carro para botijão segue internado em Joinville