Mais um caso de maus-tratos a animais foi registrado em Jaraguá do Sul. Na semana passada, a gatinha Nina, de um ano e meio, levou um tiro de espingarda de chumbinho na pata traseira direita, no Vila Rau.
Continua depois da publicidade
Segundo a dona da Nina, Janaina Tzelikis, este é o segundo caso de animal atingido por bala de chumbo na rua da Abolição, onde mora, desde o começo do ano. Em janeiro, um chumbinho atravessou o peito da gata de estimação de um vizinho. A suspeita é de que seja algum morador da região que esteja fazendo isso.
Sem saber a quem recorrer, a dona da gatinha procurou a imprensa para divulgar a violência com o animal, na esperança de que os bichinhos deixem de ser maltratados.
– Tenho três cachorros e a Nina. A gente gosta e se apega a eles. Não entendo o motivo de cometerem uma violência dessas com o animal-, lamenta.
Continua depois da publicidade
Ela relata que Nina foi atingida na quinta passada, por volta das 8 horas, quando saiu para passear. Conforme a dona, meia hora depois, a gata voltou para casa com um comportamento estranho. A mãe de Janaina, Sandra Helena Dasol Tzelikis, foi quem encontrou o animal.
– Ela chamou a vizinha para ajudar a segurar a Nina, que estava sangrando. Foi aí que viram que ela tinha levado um tiro, lembra Janaina.
A bala de chumbo acertou o nervo ciático da gata. A família gastou R$ 200 em veterinário, fora as medicações para continuar o tratamento.
Continua depois da publicidade
– Um gasto desnecessário, de uma violência gratuita.
Boletim de ocorrência
Para casos como o de Nina, a Polícia Civil orienta as pessoas a fazerem um boletim de ocorrência (BO) na delegacia. A denúncia entra na lei de crime ambiental, que abrange maus-tratos aos animais e evita que casos semelhantes voltem a ocorrer. A polícia investiga a situação na região do ocorrido.