Desde terça-feira (17), circula nas redes sociais um vídeo de um grande felino que, conforme o homem que registrou o momento, teria escalado um pinheiro após ser afugentado por cães na praia da Pinheira, em Palhoça. Internautas logo começaram a especular que o bicho seria uma onça, um puma ou uma jaguatirica.

Continua depois da publicidade

“Deve ser um gato maracajá”, apontou uma usuária do Instagram. “É um leão-baio, muito comum na serra catarinense. Mas aqui no litoral não é fácil de encontrar, é novidade”, comentou um outro, no mesmo post.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Conforme o Instituto do Meio-Ambiente, porém, o felino não é uma onça, e sim um gato doméstico. O animal já foi identificado pela equipe técnica do Parque Estadual do Tabuleiro, que fica nas proximidades.

“Aconselhamos que os cidadãos façam contato e encaminhem esses conteúdos antes aos órgãos competentes para que se possa fazer a verificação e a identificação correta sobre se tratar ou não de um animal silvestre para tomada correta de decisões quando for um caso real de identificação”, declarou o IMA, em nota enviada ao NSC Total.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina registra algumas espécies de grandes felinos silvestres, como o puma concolor, a jaguatirica, o gato-maracajá, o gato-mourisco e gato-do-mato-pequeno.

Veja o vídeo:

Leia também

El Niño traz risco de novos eventos climáticos extremos a SC em novembro

Fortes chuvas causam alagamentos em Xanxerê