Um gato-do-mato-pequeno, espécie ameaçada de extinção, foi encontrado morto às margens de uma rua em São Miguel do Oeste. Segundo o biólogo Jackson Preuss, o animal teria sido vítima de atropelamento. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com o especialista, a presença do animal na área urbana está ligada a perda e destruição do habitat natural do gato, considerado um dos menores felinos do Brasil.

— A gente precisa pensar em estratégias, principalmente nesses locais de passagem de animais que têm áreas verdes nos dois lados [da rodovia] para que esse tipo de cena não se repita e para que a gente não perca as nossas espécies, principalmente para as estradas — afirmou.

Alerta de fofura: cachorro ‘assina’ projeto de lei que dá proteção à saúde dos animais em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Apesar de se tratar de animais silvestres e carnívoros, os gatos-do-mato-preto não apresentam risco para humanos e se alimentam de roedores, aves pequenas e lagartos. Eles possuem vida noturna e vivem até 11 anos.

O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental (190). Em caso de acidente com serpente, ligue para o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo.

Leia também

Entenda a importância de não deixar animais sozinhos em casa

Cachorros aparecem ao vivo e passeiam no estúdio da NSC TV; veja vídeo