Um gato abandonado nas ruas de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, ganhou o título de “estagicat” no prédio da Procuradoria-Geral do Estado na cidade. Aos cuidados dos funcionários desde 2020, atualmente ele vive uma vida de influenciador digital e é acompanhado por mais de 4 mil pessoas nas redes sociais. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O animal tem aproximadamente cinco anos. Em um site que incentiva a adoção de vira-latas, o “estagiário” da Procuradoria-Geral assina textos em primeira pessoa. Ele é chamado Nico pelos “colegas de trabalho”. 

— Minha morada, aliás, é um verdadeiro luxo, pois vivia na rua e, em regra, não tinha o que comer, além de estar sujeito a maus-tratos — diz um dos blocos de texto. 

Cachorros aparecem ao vivo e passeiam no estúdio da NSC TV; veja vídeo

Continua depois da publicidade

Nico recebe carinho e cuidados de forma comunitária, inclusive nos feriados e finais de semana. O animal “estagicat” faz sucesso na internet posando para fotos com roupas e brinquedos sofisticados.

Redução de estresse

Os cuidadores voluntários de Nico ressaltam através das redes sociais a importância da adoção de pets em serviços públicos e empresas privadas. 

Segundo um dos tutores, o procurador Carlos Dalmiro Silva Soares, a presença do animal na regional de Itajaí contribui para a redução “do estresse em função do trabalho” e aumenta a interação da equipe.

Nico foi adotado quando tinha aproximadamente três anos e os seus “colegas de trabalho” mantêm as vacinas dele em dia, de forma voluntária, assim como desverminação e castração. 

Continua depois da publicidade

A alimentação do pet é também fornecida de forma espontânea.

Leia também

Poluição e efeitos climáticos matam quase 85% dos animais marinhos em Florianópolis

Alerta de fofura: cachorro ‘assina’ projeto de lei que dá proteção à saúde dos animais em Florianópolis

Uso de passe de ônibus por ‘espertinhos’ em Blumenau provoca bloqueio de 600 cartões