A cultura de um local envolve conhecer parte da história, das festividades, das tradições e dos hábitos dos moradores. Tudo isso está presente em uma das partes mais saborosas da cultura: a gastronomia. Degustar a gastronomia regional é uma maneira de se aprofundar na experiência turística sem precisar viajar por muitos dias. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Cada região brasileira envolve diferentes combinações culinárias que provam a diversidade cultural do país. Prova disso é o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento do Ministério da Saúde que dá orientações sobre alimentação saudável, considerando os pratos típicos de cada região.

Esses sabores distintos na gastronomia regional são uma das coisas que tornam o Brasil único e revelam como a cultura brasileira é um fragmento de várias culturas. A culinária regional é então mais um convite para o turismo, que sugere ir além dos museus e praias e ir também aos mercados, feiras e restaurantes.

Quais pratos típicos experimentar da gastronomia regional?

Apesar da variedade de culturas que existe mesmo dentro das regiões brasileiras, é possível encontrar pratos típicos de estados e que se tornaram também característicos da culinária nacional e das regiões brasileiras.

Continua depois da publicidade

Região Norte

A cultura dessa região está presente na mídia nacional também por causa de canções que se tornaram populares no país inteiro. Na letra de uma delas há o trecho “eu vou tomar um tacacá. Dançar, curtir, ficar de boa”. A música convida a conhecer essa iguaria da culinária paraense e turistar, pois quando se chega no Pará “o tempo voa”.

Depois da música, surgiu uma série de reportagens na televisão, sites e rádios que informavam onde encontrar o prato nortista em cada cidade. Esse prato, que passou a ser tão procurado, é uma sopa de origem indígena feita com um líquido extraído da mandioca-brava, chamado de tucupi, camarão seco, goma de tapioca e uma planta que dá dormência na boca, o jambu. 

Outros pratos que são representantes da região são o pato no tucupi, preparação de carne de pato que também usa o jambu, e o açaí nortista, que é mais concentrado, uma experiência bem diferente de provar açaí no restante do país.

Região Nordeste

Famosa pelos diversos sabores, a gastronomia regional nordestina tem representantes muito famosos em cada estado. Ao fazer turismo no Ceará, por exemplo, é possível provar o típico baião de dois. O prato conhecido nacionalmente é a base de arroz feito com feijão-verde, podendo ser composto também por outros ingredientes como os temperos típicos, carne e queijo coalho. Além disso, percorrendo as cidades turísticas do Ceará, é possível experimentar, também, a moqueca cearense e o sarapatel. 

Continua depois da publicidade

Outro destaque na gastronomia da região é o acarajé, que pode ser provado em visita à Bahia. A iguaria é um bolinho frito à base de feijão-fradinho, sal, cebola e temperos regionais como o dendê. Já em Pernambuco, pode-se experimentar o famoso chambaril, que é um cozido feito com ossobuco de boi refogado e bem temperado.

Região Centro-Oeste

A região é conhecida por um prato que divide opiniões e é mencionado no Guia Alimentar para a População Brasileira, o arroz com pequi. O pequi é um fruto típico do cerrado e costuma ser servido com arroz, também podendo ser combinado com galinhada.

Apesar de ter sido citado por um site estadunidense como a 2ª pior comida do Brasil, tem muitos defensores. Essa classificação levou brasileiros a manifestarem indignação nas redes sociais. O pequi também é usado para bebidas como cachaça e sobremesas como o picolé.

Região Sul

A gastronomia da região proporciona aos turistas o típico churrasco gaúcho e também o arroz carreteiro, que ganhou adaptações em outras regiões. O arroz carreteiro é aquele refogado com charque, mas que também pode ser misturado com carne de churrasco.

Continua depois da publicidade

Região Sudeste

Essa região é famosa por dois pratos típicos  nacionais que merecem ser provados nas terras de origem deles. Um deles é a feijoada, uma mistura de feijão-preto, linguiça e vários pedaços de carne de porco com temperos e que tem origem afro-brasileira. Ou seja, carrega a história do Brasil.

Outro favorito dos brasileiros é o pão de queijo, que tem origem mineira e que muitos visitantes do estado afirmam ter sabor inigualável por lá, além das diversas opções de queijos artesanais do estado.

Leia também

Alimentação para tratar gastrite: como o consumo de peixes pode ajudar e dicas de receitas