A gastronomia artesanal pode ser um ótimo motivo para praticar turismo. Como o Brasil é um país muito diverso, é possível encontrar tipos de produtos diferentes em cada região, de acordo com sua especialidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Além de apreciar paisagens bonitas, visitar lugares interessantes e conhecer a produção de artigos artesanais, esse tipo de turismo permite conhecer sabores novos que não são encontrados em nenhum outro lugar, ajuda a fortalecer pequenos produtores, a movimentar economias locais e a apoiar tradições familiares. 

Confira alguns destinos brasileiros imperdíveis para se apaixonar pela gastronomia artesanal.

Destinos únicos da gastronomia artesanal no Brasil

  1. Fazenda Jabuticabal, Hidrolândia – Goiás
  2. Fazenda Roça da Cidade, São Roque de Minas – Minas Gerais
  3. Família Afonso, Cristina – Minas Gerais

Continua depois da publicidade

Fazenda Jabuticabal, Hidrolândia – Goiás

A Fazenda Jabuticabal, localizada no distrito de Nova Fátima, na cidade de Hidrolândia, em Goiás, concentra a maior quantidade de pés de jabuticaba do mundo. A primeira árvore foi plantada no local em 1947, mas hoje a propriedade conta com mais de 42 mil exemplares, em uma área total de aproximadamente 100 hectares.

Além de a visita proporcionar o passeio pelos maravilhosos pomares de jabuticaba, podendo provar a fruta direto do pé (e levá-la para casa), a propriedade também possui lanchonete, cafeteria, empório e uma vinícola, onde é possível encontrar produtos artesanais variados feitos com a fruta, como vinho, caipirinha, sorvete e doces, e apreciar um delicioso almoço colonial.

Fazenda Roça da Cidade, São Roque de Minas – Minas Gerais

São Roque de Minas é uma das principais cidades da região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, popular pela produção artesanal de queijo, sobretudo o famoso queijo canastra, considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo IPHAN.

As características do local, como o clima, a altitude, os nutrientes do solo, as bactérias e os fungos, impactam diretamente na produção e maturação do queijo, deixando-o com um sabor único.

Continua depois da publicidade

Inúmeras fazendas são abertas para visitas, mas a Fazenda Roça da Cidade possui um dos passeios mais completos. É possível acompanhar de perto todo o processo de produção, desde a ordenha das vacas até a maturação e o produto final.

Na loja da propriedade, há vários tipos de produtos artesanais saborosos para degustar e também levar para casa, como queijos, geleias (que são um ótimo acompanhamento), café e cachaças.

Família Afonso, Cristina – Minas Gerais

Compreendendo três estados (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), a Serra da Mantiqueira é uma região montanhosa com localização estratégica, favorecendo a região a desempenhar papéis importantes na história do Brasil, como parte do ciclo do ouro e do café.

Atualmente, muitas fazendas de café permanecem vivas e proporcionam visitas interessantes, como é o caso da fazenda da Família Afonso, em Cristina (MG). O café produzido pelos Afonsos é reconhecido internacionalmente e conquistou a maior nota da história do concurso Cup of Excellence Naturals.

Continua depois da publicidade

É possível visitar as plantações de café e apreciar belas paisagens da serra e o delicioso café.

Para se preparar para visitar esses destinos, é importante pesquisar com antecedência a disponibilidade a passagem aérea para os aeroportos mais próximos, passagens de ônibus ou também aluguel de carro. Como a gastronomia artesanal é mais forte no interior, é importante se informar melhor sobre o modo mais fácil e barato para realizar esses passeios.

Leia também

Gastronomia regional brasileira: saiba quais pratos ajudam a viver uma experiência turística completa