Com passagens pelos premiados Ritz, em Londres, e Enoteca Pinchiorri, me Florença, o manezinho Renato Carioni comanda, desde 2006, a cozinha do badalado Così, um reconhecido italiano contemporâneo localizado no bairro de Santa Cecília em SP.

Continua depois da publicidade

Em Floripa para participar, ao lado do chef César Santos, do Festival Zeca D’Acampora, que rola no Bistrô D’Acampora sexta (4) e sábado (5), Renato falou com a coluna sobre seu roteiro gastronômico favorito, seus ingredientes indispensáveis e mais:

Preferidos em SP: Aizomé, um japonês, e El Tranvia, uma churrascaria uruguaia: cada vez que saio de casa para comer carne e não vou lá me arrependo. E também o SubAstor, bar de drinques que curto muito.

Preferidos em SC: em Floripa gosto de visitar os amigos: a Duda, no Bistrô D’Acampora, o Alysson, no Rosso e no Artusi e, na beira da praia gosto do Barraco da Mole. Fui lá semana passada.

Três ingredientes indispensáveis na cozinha: manteiga, cebola e cebolinha verde

Continua depois da publicidade

Principal desafio que enfrentou para entrar no concorrido mercado paulistano: alto custo de investimento, pois contava com recursos próprios e baixo rendimento.

Best seller do Cosí: Ovo mollet. Não fui eu quem inventou, mas fui o primeiro a colocar no cardápio.