O gasto médio por pessoa em compras na Black Friday, usada para impulsionar as vendas antes das festas de fim de ano, especialmente o Natal, foi de R$ 371,13 em Santa Catarina. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio SC) realizou uma sondagem com 550 varejistas catarinenses sobre a promoção que aconteceu na sexta-feira passada, dia 29 de novembro.
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O estudo, feito em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages, mostra a Capital catarinense como a cidade com maior número de adesões ao dia de descontos (47%). As cidades de Blumenau (20 %) e Joinville (18%) também tiveram participação na Black Friday.
Lages foi a cidade com maior gasto médio (R$ 460), seguida de Joinville (R$ 429,76) e Blumenau (R$ 430,31). Os consumidores que menos gastaram foram os de Chapecó (R$ 160).
Loja física bateu a internet como principal ponto de compra
A maioria das empresas realizou as vendas na loja física (86,2%), seguida da internet e loja (11,3%), e somente internet (2,5%), com percentual de descontos na faixa de 29,3%.
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Pelo menos 30,2% dos entrevistados disseram que deram desconto máximo de 50% nas mercadorias, e 4,4% disseram que ofereceram descontos acima de 70%.
Para a Fecomércio, os resultados demonstram que o evento tem impacto positivo sobre o comércio, em especial no faturamento e na movimentação dos estabelecimentos comerciais.
– Estes são indicadores importantes que motivam a aderência de novos varejistas que, em grande quantidade, não participaram do Black Friday deste ano. Além disso, é importante que os comerciantes utilizem estratégias adicionais para atrair os consumidores – reforça Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.
Para a maioria dos varejistas catarinenses, a Black Friday teve boa avaliação, com 50,9% dos votos. Pelo menos 35,2% dos entrevistados disseram que acharam ótimo e 12,6% regular.
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Produtos com maior desconto
Blusas femininas e televisores tiveram o maior desconto (70%) entre os produtos vendidos na Black Friday, seguidos de vestuários, calçados e produtos de informática, com 50% de desconto, e os eletrodomésticos, com 30%.
Entre as mercadorias mais vendidas lideraram os vestuários e calçados, com 56% de procura. Os eletrônicos tiveram procura inferior, com 17%, e os eletrodomésticos de 7,5%.
Pagamento e faturamento
Os compradores escolheram o cartão de crédito parcelado para aproveitarem as vendas (42,8%). A segunda opção ficou com o cartão de crédito à vista (22,6%) e o dinheiro (13,8%). Conforme os empresários entrevistados, a variação média do faturamento comparado aos outros dias do mês foi de 42,7%, sendo que a movimentação no comércio cresceu em relação aos meses anteriores, com 48,2% de incremento.