Uma pesquisa da Fecomércio SC em sete cidades do Estado apontou que a volta das aulas presenciais deve aumentar os gastos com material escolar, na comparação com 2021. O consumidor deve desembolsar em média R$ 364,70, o que representa uma alta de 41,7% em relação ao ano anterior. 

Continua depois da publicidade

– É o primeiro ano, neste cenário de pandemia, em que as aulas estão voltando 100% presenciais. Quando a pesquisa foi feita em 2021 era um modelo híbrido e, naturalmente, o hábito do consumidor e as necessidades para o material escolar foram mais reduzidas. Por isso, há um aumento intenso neste momento – explicou o analista da Fecomércio Alisson Fiuza. 

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Segundo Fiuza, há um aumento dos gastos, se comparados a 2021, mas em relação ao período anterior à pandemia, a recuperação é pequena, considerando a inflação. Ao menos 50% dos consumidores deixou para adquirir o material para volta às aulas nesta semana, conforme a pesquisa. Para economizar na hora de comprar o material, Fiuza dá dicas:

– Defina quanto você quer gastar, dentro do seu orçamento, defina o preço máximo. Dentro deste preço máximo, faça uma pesquisa com antecedência, virtual, para que quando você for fazer as compras no meio presencial, você já tenha uma análise de até onde você pode ir. 48% dos consumidores vão realizar pesquisa de preço, 33% estão pretendendo utilizar o material do ano passado, ou seja, reutilizar – afirmou. 

Continua depois da publicidade

Ouça:

Leia mais:

Futuro do Parque de Coqueiros em Florianópolis divide opiniões

Florianópolis sofre com a incapacidade de atingir consensos

Radares fixos de Florianópolis voltam após sete anos; veja os locais